Há EPs que mais parecem álbuns. É certo que a curta duração nunca lhes permite serem colocados noutra “caixa”, mas pelo que encerram parecem ser tão mais do que na verdade são. Prospect Hummer é um desses casos. Lançado há 10 anos, marcou um dos pontos mais altos do regresso de Bunyan ao mundo da música, superado apenas, a nível da importância, pelo disco que viria a pôr termo à longa paragem de 35 anos – Lookaftering.
O trajeto de Bunyan é um tanto ou quanto semelhante ao do seu conterrâneo Nick Drake: fez um álbum (Just Another Diamond Day) que não teve o sucesso esperado; desistiu da música; um movimento de culto (em parte ajudado pelo florescimento da internet nos anos 90) começou a gerar-se em volta dessa peça única e, de repente, surge uma vaga de artistas (entre outros, Devendra Banhart e Joanna Newsom) que fala deste álbum como sendo extremamente influente na sua obra e começam a tentar contactar a cantora para homenagens em forma de colaboração. Acaba por ser de um convite deste género que Prospect Hummer surge. Embora já tivesse emprestado a sua voz a Banhart (Rejoicing in the Hands) e aos Piano Magic (Writers Without Homes; Saint Marie EP) em anos anteriores, foi neste EP da banda americana, natural do Maryland, Animal Collective que a cantautora britânica voltou a assumir a posição de cantora principal. De facto, aqui as vozes de Panda Bear, Avey Tare ou Deaken só se ouvem a fazer coros por trás da frágil e belíssima voz de Vashti. No entanto, a sonoridade é toda deles; inspirada na simplicidade da música de Bunyan, as guitarras e pianos multiplicam-se, quase como se tratasse de um fenómeno caleidoscópico ao nível auditivo.
A folk nestes Animal Collective de Prospect Hummer ainda está totalmente presente, na mesma onda do anterior Sung Tongs, apesar de poucos meses depois da colaboração com Vashti (em Feels) já irem passear por outras áreas. Mas afinal, é dos Animal Collective que falamos, por isso isto não é de estranhar vindo de uma das bandas mais musicalmente irrequietas, com um dos reportórios mais diversos e, ao mesmo tempo, interessantes (é a combinação dos dois que dita a qualidade enorme deste grupo de amigos) da atualidade.
Este registo divide-se em quatro partes. Primeiro, então, temos “It’s You”. Sedutora e feliz (consegue ouvir-se um sorriso na sua voz), Vashti Bunyan começa por cantar, naquele seu estilo tão próprio e belo de quase-suspiro, um longo “Stay …”, seguido de uma cascata de guitarras acústicas. Quase que num diálogo com essas guitarras líquidas, ao longo dos quatro minutos da música, a voz de Bunyan vai vagueando pelo espaço, como um rio em meandros, calma e serena, mas enorme.
Depois, chega-nos a faixa que dá nome ao EP, “Prospect Hummer”. Com uma batida bastante marcada, quase tribal, a imagem invocada é a de amigos a tocar e a cantar à roda de uma fogueira. Alegria e gatos inteligentes – “Your cat is a friendly brother / Who’d offer his heart with allegience / And if he could talk we’d be best friends (…) – preenchem esta música, talvez a melhor destes 15 minutos de registo sonoro. Nela, o jogo entre a voz de Vashti Bunyan e as dos membros dos Animal Collective torna-se muito interessante: os ecos criados por Avey Tare, Panda Bear e Deaken parecem reflexos claros e brilhantes da voz delicada da cantautora britânica, criando uma harmonia muito especial e única.
A seguir temos o momento mais psicadélico e experimental do álbum – “Baleen Sample”. Foi a única colaboração de Geologist neste EP, já que, aquando das sessões de gravação com Vashti, ele não se encontrava em Londres, onde estas ocorreram, com os restantes membros. A música constrói-se de uma maneira algo simples – alguns samples de baleias, outros de filmes (no disco, está creditada a Geologist a função de horror movie sampling) a que se sobrepõem guitarras tocadas num drone hipnótico e lisérgico – mas acaba por crescer, à medida que as camadas de texturas sonoras se vão encontrando, até ao final do curto transe induzido por esta faixa. Este estado onírico acaba por ser quebrado pela percussão que começa por se ouvir em “I Remember Learning How to Dive”, quarta e última parte de Prospect Hummer. Simples, quase ingénua, esta música pequena música de dois minutos encerra com uma leveza e uma felicidade enormes este EP, dando-nos pragmáticas indicações de como mergulhar – “I just had to go to the end of the board / And distract myself and go ‘weeee!’ out loud.”
Prospect Hummer é, assim, um mais que inspirado encontro. Nele não há uma nota ao lado, um acorde em falta ou um quase-suspiro desperdiçado – está lá tudo, nas quantidades certas, sem exageros. Foi esta a receita que Vashti Bunyan e Animal Collective encontraram e que faz deste EP uma experiência tão completa, apesar de passar pouco da marca do quarto de hora.