Canção do dia

“Hunger Strike” – Temple of the Dog

Estávamos em 1990 e estavam firmemente plantadas no solo as raízes profundas do que viria a ser o movimento grunge. Num mundo ensopado em heroína, o vocalista dos Mother Love Bone morria de overdose em Março, deixando uma nuvem negra sobre a comunidade musical da cidade. Chris Cornell, vocalista dos Soundgarden, era amigo de longa data de Andrew Wood, e decidiu fazer um single de homenagem a esse jovem que partiu demasiado cedo. Nasciam assim os Temple of the Dog, com membros dos Soundgarden e daqueles que, fazendo parte dos Mother Love Bone, viriam a dar origem aos Pearl Jam.

As sessões de gravação, terapêuticas, correram tão bem que o single deu origem a um álbum. “Hunger Strike” é o ponta de lança desse disco homónimo. Nascido de um riff de Cornell, tem a particularidade de ser a primeira participação em disco de um jovem chamado Eddie Vedder, que pouco tempo depois era apresentado como o vocalista da banda que se estrearia com Ten.

Vedder, que estava na cidade para tentar a sua sorte com os futuros Pearl Jam, estava sempre em estúdio, mas acabaria por participar em poucos temas, emprestando a sua inacreditável voz grave aos agudos de Cornell neste single. Um tema lindíssimo que marca o início da ascensão de um fenómeno, o grunge, que nos daria alguns dos melhores discos dos anos 90.

Comments (0)

Comente

Discover more from Altamont

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading