Em The Last Flight, os Public Service Brodcasting revisitam a história de Amelia Earhart. Entre sons de sintetizadores, cordas e guitarras, encontramos o eco dos sonhos de uma mulher livre, que desafiou os limites do seu tempo e nunca desistiu de voar.
Entrando no espírito…
Os Public Service Broadcasting (PBS) são mestres em criar bandas sonoras para acontecimentos históricos do século XX. Nos seus discos, misturam guitarras, sintetizadores e samples de gravações da época para nos oferecer uma experiência musical profunda e, de certo modo, até pedagógica. Com eles, já vivemos a corrida ao espaço da Guerra Fria, a ascensão e a queda da Indústria do Carvão dos anos 70 e explorámos a Berlim do século passado.
No seu mais recente álbum, The Last Flight, embarcamos nas aventuras de Amelia Earhart, a pioneira da aviação americana que, no dia 2 de julho de 1937, desapareceu misteriosamente no Oceano Pacífico, perto da ilha de Howland, enquanto tentava a completar a volta ao mundo em 47.000km.
Amelia, a sonhadora…
O álbum começa com a voz de Earhart, apresentando-se: “I Was Always Dreaming.”. Aos 39 anos, o sonho de Amelia era fazer história como a primeira mulher a circunavegar o planeta. Antes disso, já havia estabelecido muitos outros recordes, e também teve um papel essencial na formação de organizações para mulheres que, como ela, sonhavam voar mais alto.
Nos temas “Towards the Dawn” e “The Fun Of It”, os PSB capturam o espírito aventureiro e resiliente da protagonista. Os ritmos pulsantes de bateria e guitarra enaltecem a determinação de Earhart: – “If we can’t go west, we’ll go the other way!”. E em “The South Atlantic”, talvez a canção mais bonita do disco, percebemos: para Amelia, o sonho comanda de facto a vida e ela vive cada instante do sonho. Vai Amelia!
Tudo isto acontece enquanto a americana e o seu navegador Fred Noonan pilotavam Lockheed Electra 10E, o monoplano bimotor, o verdadeiro símbolo de liberdade desta história. A faixa “Electra” é um clássico PSB, elétrica, pulsante e cheia de texturas. Em “Arabian Flights” e “Monsoons”, os acordes agudos e as distorções narram os perigos e os medos passados a bordo da nave.
Mais do que um último vôo…
Na vida, Amelia era uma mulher livre, e o seu marido, George Putnam, respeitava essa liberdade. “A Different Kind of Love” é o penúltimo capítulo da aventura e o seu tom melancólico dá-nos conta disso mesmo. No refrão, Amelia confessa: “I need a different kind of life. A different kind of love.” – numa tentativa de justificar a ausência de culpa.
Restam pouco mais de 11.000 km para completar a viagem. Ao som de “Howland,” a última cena revela-se: são mais de oito minutos de música, onde o violoncelo chora de tristeza mas também de alegria, acompanhado de fragmentos de áudio pouco inaudíveis, sugerindo o misterioso destino de Amelia Earhart.
The Last Flight é mais do que a história do último vôo de Amelia Earhart. Através do seu som muito próprio, os PSB conseguem recriar o espírito aventureiro de uma mulher que desafiou os limites do seu tempo, numa busca incessante pela liberdade.