1. The Rolling Stones, a banda. Óbvio. Se até o Bill Clinton os veio ver, quem somos nós para refutar seja o que for? Os Rolling Stones são uma autoridade na música e deram um espectáculo impressionante!
2. Mick Jagger. Tem 70 anos e é o tipo mais cool do planeta. Ver aquela boca a cantar “Satisfaction”, “Sympathy for the Devil”, etc, é inigualável.
3. Arcade Fire. A maior banda indie do mundo. Não sabem dar nem bons nem maus concertos. São sempre excelentes. Máquina cada vez mais oleada rumo a um lugar lendário da música moderna.
4. Bruce Springsteen. Há dois anos foi ele um dos cabeças de cartaz. Este ano aproveitou o facto de vir ver a filha a saltar a cavalo para fazer uma perninha com os Rolling Stones. Um/O Granda Boss. Momento mágico que ficará para sempre na memória dos que estiveram lá.
5. Queens of the Stone Age. Começaram por cumprir calendário mas acabaram o concerto em grande. Josh Homme e companhia são gente do Rock do cabedal e botas de cowboy, potentíssimo.
6. Gary Clark Jr.. Num ano abre para os QOTSA (no ano passado, no SBSR), no outro para os Rolling Stones. Já diz muito deste tipo que tem os blues na alma e a guitarra como parte do corpo.
7. Capitão Fausto. São grandes estes miúdos. Ao mesmo tempo que fazem grandes músicas e as interpretam muitíssimo bem, sabem sempre como se divertir e nunca deixam de o fazer.
8. Linda Martini. Já não são miúdos, são uma das bandas mais fortes e sólidas do panorama nacional. Fazem discos excelentes e dão concertos ainda melhores, sempre intensos. Mereciam era o palco principal sempre, e não apenas no tributo a Variações.
9. Rock in Rio. O festival do brinde, do estar para ver e ser visto, das marcas, do dinheiro, etc, tem o seu defeito mas sabe bem o que faz. Excelente organização, palcos em condições e som sempre bom! Nunca há problemas de ouvir ecos ou ouvir música de outros palcos e o parque da Bela Vista revela-se um excelente sítio para receber um evento destes.
(Fotos: Francisco Fidalgo)
Obrigado Ivan, tens toda a razão! Abraço
Francisco, o concerto dos Pearl Jam no Dramático foi em novembro de 96 :)
Bem melhor do que as crónicas pessimamente escritas mas igualmente mal escrito e original como areia na praia, ou seja, merda.