No meio da enorme quantidade de EPs e novos artistas que surgiram este ano – alguns merecem ser ouvidos com atenção, outros nem tanto – We Are Charlie, sul-africanos de Pretoria, chamaram-me a atenção.
O som é indie fácil, com guitarras animadas e despretensiosas, um cheirinho a The Wombats ou até a Vampire Weekend, música perfeita para animar o Verão, sem complicações e pensamentos filosóficos à mistura. Não trazem nada de novo mas o que trazem é consistente e entra no ouvido.
O disco de estreia, Yard Sale, tem apenas seis faixas (não lhe chamam EP mas poderia ser) e é todo ele eneérgico e bem-disposto. Tendo em conta que só tem seis músicas seria difícil ter alguma faixa má, pelo que todas são bastante divertidas, com ritmos que entram no ouvido, guitarras upbeat e refrões para cantar.
O álbum arranca com “Hey Friend”, tema animado e orelhudo que marca o tom para o resto do disco. Destaque ainda para “You’re Not That Great” com a guitarra a aproximar-se quase de ska mas contrabalançada pela bateria quase aguda, ao mais tradicional jeito indie.
O som acaba por ser sempre um bocado o mesmo, o que se pode tornar ligeiramente aborrecido mas como são só seis músicas praticamente não se nota a repetição. Para trabalho de estreia os We Are Charlie não se deram nada mal.