Adoraria começar este texto dando melhor a conhecer ao leitor os The Yum Dee Days, talvez com uma graçola sobre um dos integrantes ou algum dado biográfico que ajudasse de algum modo a entender a sua música, mas infelizmente não o posso fazer.
Quando ao meu conhecimento chegou esta banda, tentei investigar do que se tratava como faço com qualquer outra banda, correndo o nome pelo google, porém deparei-me com perto de nenhuma informação. Encontrei, no entanto, uma página no bandcamp, lá encontra-se aquele que creio ser o álbum de estreia e até agora o único dos The Yum Dee Days, It’s All Happening.
A minha surpresa face a escassa informação rapidamente se dissipou quando toquei a primeira faixa “Everybody Knows Nobody Cares”. Por esta altura a surpresa dera lugar à incondicional atenção que me prendia e, no fim de escutar a faixa que conclui o álbum, “When It Was Over”, voltou a surpresa desta vez por ter acabado de ouvir um dos melhores, se não o melhor, álbum do ano de 2013 num recanto da internet.
Os The Yum Dee Days transpiram um veraneante psicadelismo e – à falta de melhor expressão – a atmosfera dreamy submerge-nos de uma ponta à outra do álbum. No entanto, como que de rasgos de lucidez se tratasse, surge uma mais possante guitarra ou percussão, de tempo a tempo, para nos trazer à superfície.
Uma amiga uma vez disse-me que gostava de músicas que pareciam ter sido gravadas de baixo de água; finalmente entendi.
[bandcamp width=100% height=120 album=3317771320 size=large bgcol=ffffff linkcol=0687f5 tracklist=false artwork=small]
