Sim, é o regresso do nosso cota indie favorito (a seguir ao Thurston Mooore, é claro). Stephen Malkmus & the Jicks lançam a 7 de Janeiro o que será o sexto álbum “a solo” do mentor dos saudosos/fabulosos/extraordinários Pavement. Wig out at Jagbags, gravado algures na Bélgica pelo holandês Remko Schouten (o homem que registou em disco o famoso som indie/slacker dos discos dos Pavement) soa a, nas palavras de Malkmus, NBA, inactividade, jamming, tipos indie a tentarem soar a Memphis, Pavement e Berlim, entre outros enigmáticos ingredientes. Berlim tem sido, aliás, a casa de Malkmus nos últimos dois anos, mas não é de esperar que, depois de mais de 15 discos em várias bandas (Silver Jews, Pavament, Jicks), o seu som comece a mudar.Espera-se, como sempre, belíssimo indie rock, aquele som de putos realmente talentosos que seriam realmente grandes se não estivessem sempre a fumar ganzas. E é isso que ouvimos no novo single, “Cinnamon & Lesbians”, cujo vídeo (muito parvo, muito slacker, muito adolescente ganzado a rir-se de parvoíces, bem ao estilo habitual deste rapaz) já anda por aí, e pode ser visto mais abaixo.
O mundo não quer saber de Malkmus ou dos Jicks, tal como nunca quis saber das suas excelentes anteriores bandas, mas o lançamento de Wig Out at Jagbags está a ser alvo de algumas acções de promoção relativamente fora do vulgar. O disco só sai em Janeiro, mas poderá ser ouvido na íntegra em stream aqui a partir de 31 de Dezembro. Melhor e mais estranho que isso, a cadeia de sumos Momofuku Milk Bar vai lançar – com participação criativa da banda – uma bebida nova inspirada no novo disco, disponível por tempo limitado. Parvo? Sim, e Malkmus clássico.
Noutra frente, ficamos a saber que Stephen Malkmus & the Jicks arrancam o ano em digressão à Europa, passando por Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Dinamarca, Holanda, Bélgica e Espanha (Madrid e Barcelona). Infelizmente, nada de Portugal (estiveram recentemente em Paredes de Coura).
Crítica ao disco aqui no Altamont, ainda durante o mês de Janeiro. Rock on.