A edição deste ano do Ouro Incenso e Birra levou a cinco cervejeiras de Marvila, onze bandas, seis DJ sets e principalmente muita gente sedenta de boa cerveja e ainda melhor música! Pelo menos a contar pelo seu início, o novo ano musical promete!
Escolhas! Escolhas! Tal como no ano passado, os senhores cervejeiros decidiram tentar transportar para o cartaz do Ouro Incenso e Birra aquela sensação de indecisão máxima que sentimos ao estudar a oferta nas respectivas torneiras para a forma de cartaz musical. Se não, atentem. 800 Gondomar, Alomorfia, Bad Tomato, Cortada, Goldfish Kaseem, Hetta, Omnika, Overcrooks, Proxy Fae, Sunflowers e Yakuza à frente dos amplificadores. Filipe Karlsson, Guillotina, Hermanas Sisters, Louva-a-Deus, MÁQUINA e Ritmos Cholulteka atrás dos pratos!
Para este vosso escriba, o percurso foi ditado pelo coração. Começar o ano com duas das minhas bandas preferidas só pode significar bons augúrios! Ainda havia alguma luz cinzenta de janeiro cá fora quando os Sunflowers arrancaram para mais um (nunca serão de mais) banquete celestial de punk rock psicadélico. Depois de um bom punhado de concertos pelo país, o trio arrancará para promover o magnífico You Have Fallen… Congratulations! numa intensíssima – 34 atuações em 39 dias – digressão europeia que passará por 11 países! Espero que a Europa esteja preparada… porque os Sunflowers are ready as fuck!
No mesmo local, um par de horas depois, os Hetta lançaram o vendaval sónico a que nos têm, e tão bem, habituado. Em fase de assimilação do novíssimo Acetate, o público que enchia por completo a Musa, absorvia o som com a mesma sofreguidão que se embrenhava no revolto mar de corpos à frente do palco. Magistral.
Entre Sunflowers e Hetta, dei um salto até à Dois Corvos para finalmente apanhar os Goldfish Kaseem – a nova banda de Rodrigo Goldfish, baixista dos saudosos Asimov, onde assume o papel de vocalista e guitarrista. Com dois singles bem interessantes na algibeira da gabardine de cabedal – “Sucks to be you” e “Rock n Roll ” – o power trio foi cativando quem ia entrando na Dois Corvos com a sua sonoridade stoner. A seguir!
A (minha) noite acabou com o concerto dos 800 Gondomar, o que equivale a dizer que acabou com FESTA! Posso até escrever que estava cheio de saudades de os ver, e que certamente não era o único … pois na sala “principal” (têm que arranjar nomes diferentes para as salas) já não cabia vivalma. Posso igualmente contar-vos que quem enchia a sala dançou até mais não as malhas do trio maravilha, que moshou ao som do panque roque e cantou em uníssono o panque pop … e que vi sorrisos, imensos sorrisos. Mas o que queria mesmo era falar de Festa!
Aos senhores cervejeiros eu faço o mesmo pedido que fazemos sempre no início do ano, que o Ouro Incenso e Birra de 2027 seja pelo menos tão bom quanto foi este!






























