“MELLOW – Having the gentleness, wisdom, or tolerance often characteristic of maturity; Rich and soft in quality; Suggesting softness or sweetness”
Começo esta crítica com a definição da palavra que melhor descreve o rapaz de que se vai falar. Não sei como não a parece a foto dele na entrada do dicionário.
King Krule… ou Zoo Kid, DJ JD Sports e ainda Edgar The Beatmaker é o nome deste jovem virtuoso da nova música inglesa. Depois de quatro EP’s e várias participações com nomes grandes como Mount Kimbie, por exemplo, chega a altura do franzino Archie (seu nome de nascença) dar um passo em frente na sua extraordinariamente promissora carreira musical com o lançamento do seu primeiro álbum, 6 Feet Beneath The Moon. Acabado de chegar às nossas mãos, o trabalho de King Krule veio fazer jus às grandes expectativas que lhe tinham sido depositadas desde cedo, especialmente depois do colossal King Krule EP de 2011.
Num género quase novo de seu nome darkwave, Krule traz-nos uma mistura de indie rock com blues e eletrónica que é impossível deixar-nos indiferentes. A toada melosa e sensual de tudo aquilo que cria ganha neste disco um poder massivo, mantendo uma linha estilística sólida ao longo de todas as 14 faixas originais, mas que nunca são engolidas pela sempre ameaçadora e aborrecida sombra da monotonia. Temos uma sonoridade que conjuga dedilhares de guitarra carinhosos, com composições digitais tão ou mais aconchegantes que a sua voz, a sua singular voz que, com um cerrado sotaque “very british”, transpira um sofrimento, uma melancolia incomparável. É de tal maneira rica a estrutura daquilo que produz que não fará cerimónia quando arrancar fãs de géneros tão diferentes como o Jazz, R&B, Blues, Rock ou, até mesmo, Hip-Hop.
Pontos negativos são poucos, muito poucos: talvez, se quisermos ser picuinhas, pode-se apontar que por vezes corre o risco de ter uma ou outra faixa demasiado similares, mas no plano geral, é difícil descredibilizar o seu trabalho a conta de algo tão particular. Letras (muito, muito boas), instrumentais e voz fora do normal calarão qualquer boca mais crítica, seguramente.
A primeira vez que ouvi 6 Feet Beneath the Moon, estava de noite, estava muito calor e estava sozinho em casa. De pernas esticadas na varanda, com uma brisa ligeira a cortar o quente e com uma cerveja fresquinha a arrefecer tudo o resto que o vento não acalmava, fui derretendo a ouvir este rapaz. Mellow… era esse o ambiente. Mellow… é aquilo que faixas como “Out Getting Ribs”, “Ocean Bed” ou “Baby Blue” libertam para a atmosfera. Mellow é King Krule.