Canção do dia

“If I Had a Hammer” – Sam Cooke

Foi escrita por Pete Seeger e Lee Hays, como apoio musical ao Partido Progressista norte-americano, que a partir da extrema-esquerda tinha por esses dias várias reivindicações: o fim da segregação racial, a instauração de um sistema nacional de saúde, o reforço do Estado social, a nacionalização da indústria energética, as tréguas com a União Soviética em plena Guerra Fria…

Esta canção escrita em 1949, em que se fala de um “martelo de Justiça”, de um “sino da liberdade” e de “amor entre os meus irmãos e irmãs por toda esta terra”, foi gravada por muita gente: pelos The Weavers de Seeger e Hays (editada em 1950), pelo grupo Peter, Paul and Mary (em 1962), pelas Martha and the Vandellas (em 1963) e futuramente viria a ser gravada até por Johnny Cash, nos anos 1970.

A versão que aqui vos trazemos, contudo, remonta a 1964 e ao álbum gravado ao vivo e editado nesse ano, intitulado Sam Cooke at the Copa. Por mais que as intenções de Seeger fossem boas, e tantas e tão boas canções escreveu e cantou por esses anos 1940, 1950 e 1960, esta é uma versão insuperável, de um grande cantor num momento de forma de génio absoluto. A prova? Nesse mesmo ano, saía uma cançoneta chamada “A Change is Gonna Come”…

Comments (0)

Comente

Discover more from Altamont

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading