Uma boa parte do público conheceu esta canção à boleia de Little Miss Sunshine, mas este tema já tinha sido usado anteriormente, num trailer de um filme, numa série televisiva e num videojogo. Porém, foi o filme de 2006, realizado pelo casal Jonathan Dayton e Valerie Faris, que levou o grupo de Denver a uma audiência bastante mais vasta. A banda sonora de Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos é composta maioritariamente por músicas dos Devotchka que já tinham saído noutros discos mas que, até aí, tinham passado ligeiramente despercebidos. Apesar de outras canções excelentes no filme, “How It Ends” é o tema principal e é o que granjeou maior atenção (nos canais de vídeo online, tem vários milhões de visualizações, quando as restantes músicas do grupo rondam as duzentas mil). Por alguma razão a canção, no filme, é transformada em “The Winner Is“.
Quantidade não é qualidade, mas esta é de facto uma das melhores canções de sempre retiradas de um filme. E, para este que vos escreve, é uma das melhores canções de sempre! Na maior parte das vezes, esta música entra-me pelos ouvidos e sai-me pelos olhos. Tal como acontece com boa parte da obra destes gitano-burlescos, com as suas teias de sopros e cordas, que encaixam perfeitamente numa certa cinematografia, mas também funcionam bem em anúncios de bancos protagonizados por estrelas de futebol.
Os Devotchka são uma excelente banda, já têm 6 discos de estúdio e uma obra de altíssimo calibre, embora a grande maioria só lhes conheça esta música. Mas olhem que vale bem a pena conhecer o resto.