O Brasil da MPB e seus inúmeros derivados é imenso, mas o país-irmão tem também uma bela história ligada do rock (veja-se o especial que o Altamont teve em curso). Uma das bandas mais emblemáticas do rock brasileiro do final do século passado são os Raimundos, de Brasília, assim chamados devido à sua adoração pelos nova-iorquinos Ramones. Bastaria isso para percebermos que estamos em terreno de guitarras e bateria. No entanto, à matriz dos punks americanos, os Raimundos juntaram outros elementos intrínsecos ao seu som: são normalmente mais pesados (raiz no hard-rock com raras incursões em terrenos mais metal); cantam naturalmente em português; incorporam elementos tradicionais brasileiros esporadicamente, como o popular forró; e nunca se levaram a sério, apostando em letras humorísticas e até de carácter de provocação sexual.
Não se pense, no entanto, que estamos perante um fenómeno tipo Mamonas Assassinas. Os Raimundos não foram apenas uma brincadeira que acabou de forma trágica: são uma banda com mais de 20 anos de carreira e quase uma dezena de discos, sempre a aviar cartucho.
A Canção do Dia que trazemos hoje, e que serve muito bem de bilhete de apresentação do lado mais descontraído e pop dos Raimundos, é «Me lambe», do disco Só no Forevis, de 1999. Este acabaria por ser o trabalho mais bem sucedido da banda, graças a vários singles demolidores que ficaram no coração dos milhões de fãs que os Raimundos ainda têm no Brasil. Após a edição deste álbum, o histórico vocalista da banda, Rodolfo Abrantes, converteu-se ao Evangelicalismo, abandonando os caminhos pecaminosos do rock e, com eles, o seu grupo de sempre.
Os Raimundos, que desde então viveram muitas mudanças de formação, ainda existem, e editaram novo disco em 2014. Mas foi no virar do século que se mostraram mais fortes e mais populares.