Daqui a alguns anos talvez se reconheça mais devidamente o trabalho que a (discreta) editora Paradise of Bachelors tem vindo a fazer na renovação da música nos territórios folk, rock e country. Ou a projecção que tem dado a alguns dos projetos mais interessantes que brotaram nos últimos anos, com um critério editorial excepcional. Ora atente-se numa pequena lista de discos ali editados só nos últimos três anos: Thought Rock Fish Scale, dos Nap Eyes (2015), Dream All Over, dos Gun Outfit (2015), For Use and Delight, dos Promised Land Sound (2015), Loyalty, de The Weather Station (2015), Way Out Weather, de Steve Gunn (2014), Haw, de Hiss Golden Messenger (2013) e por aí fora. Se não conhecem, fica o conselho: valem (todos) bem a pena.
Para este ano, asseguraram uma das melhores contratações pré-mercado de Verão: em Maio, a editora anunciou que Itasca se lhe tinha juntado. Vamos apresentá-la brevemente: Itasca é o nome do mais recente projeto a solo da guitarrista, cantora e compositora de Los Angeles Kayla Cohen, que, sob esse nome, já editou dois álbuns — Grace Riders on the Road (2012) e Unmoored by the Wind (2014). Dois discos que se somaram a uma série de EPs e cassetes, por vezes sob outros nomes, em projetos mais experimentais.
Agora, chega à Paradise of Bachelors, onde editará o seu terceiro LP, Open to Chance, que tem data de edição prevista para 30 de Setembro. Do disco que aí vem já podemos ouvir um tema: a belíssima canção “Buddy”, que deixa água na boca. É um daqueles temas que é difícil ouvir apenas uma vez e a que não é fácil ficar indiferente. Em (pouco) menos de três minutos, temos um caldeirão dos bons, com excelentes ingredientes: uma voz lindíssima, um conjunto de versos e delicados arranjos capazes de emocionar até o mais empedernido dos cínicos, uma belíssima recusa do histrionismo e uma canção que, cheirando a outros tempos, soa perfeitamente moderna, bem produzida e polida. Será difícil ignorar Itasca daqui por diante, apostamos nós.
Aos mais curiosos deixamos ainda um belíssimo cover do tema “High Time”, dos Grateful Dead, pelas mãos de Kayla Cohen/Itasca.