Os tristes acordes dedilhados numa guitarra acústica munida de cordas de aço dão a “Babe I’m Gonna Leave You” um tom quase que languento ao início. E adivinha-se uma típica canção de folk quando Robert Plant entoa as melancólicas palavras da crónica de uma separação anunciada. Mas os Led Zeppelin nunca foram gajos de arriscar pouco e não era por terem uma canção inicialmente acústica que iam desistir do som forte que tanto gostava. Então decidiram fazer a canção acústica mais pesada de que há memória.
Os primeiros avisos dessa pujança que há-de vir surgem muito subtilmente à volta do minuto 1’41 quando se ouve, à distância, a voz de Plant a gritar “I can hear you calling” para poucos segundos depois soltar o verdadeiro grito que guardava no peito. E depois sim, entra a guitarra eléctrica, a bateria e o baixo torna-se mais sonante, acrescentando um tom frenético à canção. Estavam todos só à espera do aval do deus de cabelo d’oiro.
E até ao final será este o destino de “Babe I’m Gonna Leave You”: uma canção que alterna entre o som acústico delicodoce e o turbilhão de sons eléctricos que servem perfeitamente a loucura vocal de Plant. Tudo para a canção dar uma volta e fechar num tom folk que nos remete para o início. Porque afinal de que serve uma vida sem uma dose de adrenalina e sensualidade misturada com sossego e melancolia?