Panda Bear, o quase português membro dos Animal Collective, é o responsável pela escolha do elenco da última festa Green Ray de 2013 no Lux Frágil, que decorre na noite de sexta-feira, numa co-produção da Filho Único com o clube de Santa Apolónia. Alguns concertos e muitos DJ sets vão pontuar aquele que se antevê desde já como um dos momentos maiores do ano musical lisboeta.
Se o destaque maior deverá recair no concerto de Panda Bear, que promete apresentar canções novas a integrar o sucessor de Tomboy, a editar em 2014, a verdade é que a oferta musical da noite programada por Noah Lennox, nome no bilhete de identidade de Panda Bear, vai muito para lá das camadas eletrónicas e futuristas dos temas do músico que de há uns anos para cá vive em Portugal. A festa arranca pelas 23:00 com Eric Copeland, membro dos Black Dice, um “punk no coração para sempre”, diz a organização, que lançou este ano novo álbum a solo e o primeiro na editora DFA, Joke in the Hole, consumando assim um regresso à casa que outrora acolheu a sua banda-mãe.
Momento maior que o Lux viverá será também o live act de Actress, alter-ego do produtor Darren Cunningham, que no ano passado editou o muito recomendável RIP.
Já Brian DeGraw, dos essenciais Gang Gang Dance, traz a Lisboa o projeto bEEdEEgEE, que, acredita a Filho Único, “promete consolidá-lo como um produtor de música que intrepidamente renega questões como a pureza estilística, na sua nóbel demanda por uma pop audaciosa”.
Niagara, Gala Drop, Ron Morelli, entre outros, farão da noite de sexta-feira uma mostra de música de vanguarda, pertinente no presente mas com os olhos postos no futuro. Vamos a isso.
Horários das atuações:
DISCO
23h00 ERIC COPELAND (concerto)
00h00 PANDA BEAR (concerto)
02h00 ACTRESS (live act)
03h00 RON MORELLI (dj set)
05h00 MARCELLUS PITTMAN (dj set)
BAR
23h00 GALA DROP (dj set)
01h00 BRIAN DE GRAW (concerto)
02h00 GALA DROP (dj set)
03h00 NIAGARA (live act)
04h00 BRIAN DE GRAW (dj set).