Desafiámos os nossos escribas a fazer a difícil escolha de selecionar um álbum, uma banda/artista, uma música, um concerto e um artigo escrito no altamont que os tenha marcado, nestes últimos 20 anos. Poderão vê-las no decorrer das próximas semanas, aqui e na nossa página de instagram.
Um álbum: Samuel Úria – Nem Lhe Tocava (2009)
Costumo dizer que é um disco que ainda não se esgotou. Depois de centenas de audições, continuo a descobrir palavras, referências, detalhes novos. Sobretudo, é o meu “go-to album” — quando preciso de um abraço, bastam-me os primeiros acordes de Nem Lhe Tocava.
Uma canção: “No Dia Do Teu Casamento” – A Garota Não
Não é uma canção biográfica para mim, mas sempre fui fã de músicas que nos partem o coração. Confesso que já chorei muitas vezes a ouvi-la — é uma das mais bonitas canções de amor, ou melhor, de desamor.
Uma banda / artista: Sérgio Godinho
A carreira do Sérgio vai muito além destes últimos 20 anos, mas posso dizer que o meu amor por ele se consolidou neste tempo mais recente. Foram muitos concertos, muitas horas de audições, mas, acima de tudo, muito reconhecimento por aquele que é o meu número 0 — o meu SG Gigante.
Um artigo: Samuel Úria || Musicbox
A escolha deste artigo é apenas emocional, porque foi graças a este concerto que um olheiro do Altamont me recrutou — tudo porque interagi com a página numa rede social. Três anos depois, sinto que foi um momento que me mudou a vida. O Altamont é Amor!
Um concerto: Blur – Primavera Sound Porto (2023)
Este dia de Primavera tinha tudo para correr mal. Fomos para o Porto no próprio dia e regressaríamos na manhã seguinte, às 8h. A ideia era pernoitar no recinto ou em Campanhã — e eu ia com uma contractura que me fazia chorar de dores. Mas, afinal, assisti a um dos concertos da minha vida: gritei a plenos pulmões todas as canções, levantei os braços no ar (o que até ajudou na minha maleita) e acabei a dormir num sofá emprestado. Nesse mesmo ano vi os Blur no Kalorama, mas já não foi a mesma experiência religiosa — como diria o Enrique Iglesias.