Desafiámos os nossos escribas a fazer a difícil escolha de selecionar um álbum, uma banda/artista, uma canção, um concerto e um artigo escrito no altamont que os tenha marcado, nestes últimos 20 anos. Poderão vê-las no decorrer das próximas semanas, aqui e na nossa página de instagram.
Um álbum: The National – Boxer
Foi o disco que tornou os The National a minha banda preferida e um dos que mais me marcou nos últimos 20 anos.
Uma canção: “Fake Empire” – The National
Foi, provavelmente, a canção que mais ouvi e para onde regresso sempre que preciso do conforto dos clássicos.
Um artigo: O Black Album mudou a minha vida
Foi uma partilha muito pessoal sobre a minha descoberta musical e sobre os primeiros anos da minha adolescência.
Um concerto: Rolling Stones, Estádio de Alvalade, 2007
Não foi uma escolha fácil nem óbvia, porque vi muitos concertos excelentes e todos marcam de formas diferentes – alguns pela espontaneidade (The National, na Aula Magna, em 2008, esteve na lista pela subida do Matt às cadeiras), outros pela excelente produção (como Madonna, na Bela Vista, em 2008 ou Pet Shop Boys em 2010, no Meco, grandes espectáculos) e outros ainda pela comunhão com o público (como os Arcade Fire em 2007 no Super Bock Super Rock). Este concerto dos Rolling Stones junta um pouco de tudo isso: uma produção excelente, um grande espectáculo de gigantes do rock, que eu achei que nunca iria ver, por isso foi um check muito interessante na lista de concertos, e o último concerto de estádio em muitos anos, já que só recentemente estes foram retomados.
Uma banda / artista: Arcade Fire
Acredito que foram uma das bandas mais disruptivas e inovadoras dos últimos 20 anos, que serviram de inspiração a muitas outras depois dela e marcaram toda uma geração. São os gigantes da música alternativa.