Vem aí o primeiro Festival de Outono. Chama-se Vagabundo – Canções Pela Estrada Fora, e como o nome indica, é um festival nómada. Três dias, três cidades, três artistas internacionais e outros três nacionais.
Aveiro, Torres Novas e Torres Vedras vão receber Josephine Foster, Howe Gelb e Mark Kozelek – que em cada noite partilham o palco com um artista nacional – JP Simões, Mazgani e Emmy Curl.
Esta é a primeira edição do festival Vagabundo, mas mesmo antes de começar, já tem ar de ser um sucesso.
Nascido sob o signo da Folk, o Vagabundo remete-nos para um imaginário yankee, que não é nosso, mas do qual já começa a haver cada vez mais representantes lusos (ainda há pouco tempo aqui falámos dos They’re Heading West).
Por isto, faz bastante sentido acompanhar cada um dos três gigantes norte-americanos com um artista nacional. Os concertos serão todos em formato acústico intimista, quase só com guitarras e contrabaixos.
Quanto aos protagonistas – quase todos têm discos frescos para apresentar. Mark Kozelek tem discos novos para apresentar em qualquer momento da vida, edita vários álbuns por ano – seja a solo ou nas bandas, Sun Kill Moon e Red House Painters.
Howe Gelb também não pára quieto – vagabundeia pela música desde os anos 80, a solo, com os Giant Sand e outros projectos, e já gravou mais de 40 discos.
Mais nova, mas com igual propensão para lançar álbuns quase todos os anos, Josephine Foster vem a Portugal fazer-nos sonhar, com a sua guitarra, a sua harpa e a sua voz quase barroca.
No contingente nacional, JP Simões acaba de editar Roma, que leva ao palco, acompanhado pelo violão tropical de Gabriel Godói; Mazgani tem Common Ground, que agora apresenta em molde íntimo, só com o guitarrista Sérgio Mendes; a transmontana Emmy Curl acaba de editar o 2º EP, Origins, e mistura o acústico com o eléctrico, com contrabaixo e sintetizadores.
A juntar a estes nomes, há ainda dois projectos para descobrir, apenas nos concertos de Torres Vedras -Lula´s e Fox & The Red Velvets.
Para tornar tudo ainda mais fácil, os bilhetes têm o preço máximo de 20 euros, para 3 dias de Festival. Não há razões para não ir, indo, pela estrada fora.