O Rock in Rio está aqui de novo e comemora os seus 10 anos em Portugal. É uma data muito importante para a marca que está provavelmente na sua fase de maior exportação, num nível que já é global e que não se restringe “apenas” a Brasil e Portugal. Os planos estão alinhavados com os sonhos e o conceito de “Um Mundo Melhor” vai apostar tudo no mercado norte-americano, com uma edição que se prevê histórica na cidade de Las Vegas, no próximo ano de 2015.
Mas isso para nós está longe. A América, parecendo que não, ainda fica longe, o que não se pode dizer o mesmo do Parque da Bela Vista, local que sempre recebeu o Rock in Rio – Lisboa e que vai voltar a acolher o evento.
Os dias estão escolhidos, o cartaz também e a expectativa é alta! Este ano é o ano de Rolling Stones, a maior banda viva do planeta! Só por si a aposta está ganha. Não é a primeira nem segunda vez que vêm a Portugal mas são sempre absolutamente essenciais de ver e rever. É História, sempre. São os Rolling Stones senhores, que mais há a dizer?
Mick Jagger, Keith Richards e companhia estarão aí no dia 29 de Maio antecedidos por Gary Clark Jr., Xutos & Pontapés e Rui Veloso acompanhado de Lenine e Angélique Kidjo. Obviamente no palco principal. Mas no novo palco Vodafone vão estar presentes os Triptides, banda da novíssima vaga psicadélica que tanto nos tem regalado. Já têm algumas coisas editadas mas é o álbum Predictions que tem dado aquele reconhecimento necessário. Será um concerto a não perder, sem dúvida. Talvez vejamos Keith Richards fumar um charro, relaxando neste som meio surf e bem psicadélico, antes de subir ao palco com Jagger.
O segundo maior destaque destes 5 dias de festival vai para o dia 31 de Maio. É que os cabeças de cartaz são apenas e só os Arcade Fire. Estão felizmente de volta, agora com Reflektor no cardápio. E se qualquer concerto de Arcade Fire é dos melhores concertos que se pode viver, agora com Reflektor ainda mais será, já que as canções… perdão, os hinos desta nossa juventude são imensos. Que ansiedade para ouvir “Afterlife” ao vivo! E neste dia teremos ainda Wild Beasts que vêm apresentar o novíssimo Present Tense e os grandes Capitão Fausto, que também já dispensam apresentações. Estreiam-se no Rock In Rio mas já estiveram presentes nos maiores festivais de verão de Portugal e continuam a divagar e divulgar o seu Pesar o Sol.
No dia 30 de Maio temos ainda a destacar os enormes Queens of the Stone Age. A banda de Josh Homme esteve presente na edição do ano passado do Super Bock Super Rock, após longos anos de espera do público português, e abençoa-nos novamente com a sua presença. Trazem-nos o excelente …Like Clockwork, um dos melhores álbuns de 2013, para nos apresentar ao vivo. Será certamente mais um concerto de potência exacerbada.
Neste dia vamos poder contar com bons concertos de Blood Orange, Hercules & Love Affair, Salto, Octa Push e ainda Tiga. Destes destacamos os Hercules & Love Affair que têm novo álbum a apresentar: The Feast of The Broken Heart tem edição prevista para o final deste mês pelo que vamos poder assistir a excitantes novas músicas em primeiríssima mão. E claro, não faltará o maior êxito “Blind”, imortalizado com a participação do grande Antony Hegarty dos Antony & The Johnsons. Para quem gosta do género obviamente, os cabeças de cartaz da noite serão os Linkin Park, banda que repete presença 2 anos após a última edição deste festival.
Pelo meio destes 5 dias podemos ainda contar com actuações de grande interesse do brasileiro Silva, que tem também novo álbum para nos mostrar (de seu nome Vista Pro Mar), Cais Sodré Funk Connection, Frankie Chavez, Mirror People (Live Show), Linda Martini ou mesmo dos Bombay Bicycle Club, banda britânica que regressou também aos discos com So Long, See You Tomorrow, editado em fevereiro passado.