Longe de clichés, uma combo de familiaridade e originalidade.
Há cerca de três anos, Stephen Malkmus, Emmett Kelly, Matt Sweeney e Jim White juntavam-se pela primeira vez para tocar juntos em Brooklyn, Nova Iorque, poucos dias antes de Malkmus fazer anos, a 30 de Maio. Os boatos sobre a chegada de um supergrupo começaram de imediato e Iggy Pop apelidou-os mesmo de uma “espécie de supergrupo artístico de NY”. Nasce o The Hard Quartet e, considerando o histórico individual de cada um e as diversas interações ao longo dos anos, a alcunha não surpreende mas exacerba expectativas.
Despretensioso, Malkmus sublinha que “it’s a band, man”, indivíduos que se juntaram e que em conjunto produzem um resultado final. Uma banda de indie rock (e até punk) que também se poderia ter chamado “Iron Chad”, ou o seu antónimo “Silk Becky”. À exceção de Jim White, que segura as baquetas como um baterista de jazz, cada membro é guitarrista, baixista e vocalista, numa fusão de talento onde transparece o respeito e admiração mútua.
Depois de, em Outubro 2024, terem editado 15 músicas no seu álbum homónimo, iniciaram digressão na Austrália e estiveram recentemente no Porto e Lisboa. Não vieram com aparato, mas trazem experiência, originalidade, atitude divertida, material fresco e substância nas letras semi poético-enigmáticas… mas acessíveis. Quatro tipos (senhores) muito cool, num soberbo jogo de guitarras, arranjos, vozes de apoio, e harmonias que nalguns temas (“Rio’s Song”) parecem chegar em camadas. Na diversidade de ritmo e estilo, houve espaço para guitarradas mais rasgadas (“Renegade”) e momentos mais reflexivos (“North Of The Border”).
Se a meio do disco parece haver consenso sobre uma quebra de ritmo, a setlist do concerto ao vivo talvez tenha beneficiado com outra distribuição, porque apeteceu sempre o próximo tema e continuar ali. Como se presenciar a química e a descontração colectiva de quem sabe o que está a fazer (mesmo com imprevistos nas guitarras e pouco público), também fizesse de nós seres extremamente fixes.
O pedido de encore trouxe uma cover dos Silver Jews de Malkmus: “Advice to the Graduate”, e vários fãs na rua a fazer-lhes uma espera pós concerto. Espectáculo.
Fotografias: Hugo Amaral



















