Depois da sua primeira aparição em 2003 no Festival Vilar de Mouros, o Cometa Melvins regressa a Portugal para celebrar os 40 anos de banda. Desta vez, será em nome próprio e dose dupla – dia 8 de julho no Hard Club, no Porto, e no dia seguinte no Capitólio, em Lisboa.
Com mais de 30 álbuns no currículo, uma bagagem de estrada de fazer inveja a muito rock’n’roller empedernido e uma vasta descendência nas correntes musicais mais pesadas e alternativas, os Melvins têm construído uma sólida carreira assente na teimosa atitude de lhes fazer o que dá na gana e apoiada por fiéis entusiastas do inconformismo.
Os concertos de Porto e Lisboa estão inseridos na digressão europeia do 40º aniversário que arrancou em Bristol no fim do mês de maio. A julgar pelos alinhamentos que conseguimos desencantar, é bem provável que possamos ouvir clássicos como “Blood Witch”, “Honey Bucket”, “Revolve” ou “Boris”.
Buzz Osborne (guitarra e voz), Dale Crover (bateria) e Steven McDonald (baixo) estão a caminho, e nós mal podemos esperar.
As primeiras partes de ambos os concertos serão asseguradas pelos Vircator, de Viana do Castelo.