O aquário da ZDB deu-nos mais uma bonita noite, entre o folk de Helena Espvall e o intimismo de Ben Chasny.
Quando chegámos à sala da ZDB, já a sueca Helena Espvall estava sentada no palco, a tocar a sua guitarra elétrica, numa concentração sólida, em que apenas conseguíamos ver os seus longos caracóis a tapar a cara, a tocar com uma intensidade inesperada. Helena Espvall, que esteve há uns dias a acompanhar Tó Trips, lentamente foi-se virando para um foco de luz do palco, enquanto a música, folk e experimental, fica mais arriscada e pesada (boa distorção da guitarra), com tons soturnos. Qual não é o nosso espanto, quando a música acaba e Espvall se dirige ao público com uma voz alegre e até upbeat, com uma ligeireza que nos deixou desarmados. Helena Espvall é uma artista multi-instrumental, mostrando uma habilidade impressionante entre a guitarra e o violoncelo.
A artista partilhou músicas suas, um folk experimental que nos leva para fora da pequena ZDB e nos leva a florestas verdejantes e místicas. Também interpretou, entre outras, a música “Vittras vaggvisa” da artista Turid, compositora sueca que fez seu nome na década dos anos 70 pelo seu som folk psicadélico, associado ao movimento sueco “progg”.
Momento engraçado durante a performance de Espvall: durante uma das músicas, uma com um tom mais experimental, com batidas sonantes e repetidas, um rapaz que assistia ao concerto começou a dançar ao ritmo do som que saía do violoncelo da Espvall. Isto só mostra como a música consegue mexer connosco de maneiras tão diferentes (o resto do público que estava em pé, eu incluída, não estava a dançar, muito menos as pessoas que estavam sentadas).
Após um breve interlúdio, pós-primeira parte, em que até vimos Ben Chasny a andar pelo pátio que separa o bar da sala do concerto, convivendo com os demais, estava na hora de finalmente assistirmos ao projeto Six Organs of Admittance. Poucos meses antes já Chasny nos tinha brindado com a sua mestria no finger style na guitarra, quando foi à Culturgest mostrar o fruto da sua residência com o amigo Norberto Lobo.
A primeira grande diferença que notamos, para além do espaço, obviamente mais intimista e acolhedor, foi o seu à-vontade no palco da ZDB e brilhante sentido de humor assim que pisou o palco. “You guys, today I’ve fallen in love, I wasn’t expecting it, but as it goes, it happened and so, this next set is dedicated to Amélia”. No meio de vários sorrisos cúmplices e expressões embevecidas, Chansy explica: “Amélia is the basset hound dog that’s hanging around zdb. Nothing funny happened!”. Imediatamente ficámos todos mais confortáveis (mesmo que a sala tivesse metade da plateia com cadeiras e a restante metade em pé), mais atentos e preparados para o ouvir.
O que se seguiu foi uma hora de um concerto intimista, com Ben Chasny descontraído a tocar músicas do seu vasto reportório, passando pelos álbuns Dust & Chimes, The Sun Awakens, Burning the Threshold, Time is Glass, Asleep On the Floodpain, Shelter from the Ash, School of the Flower e ainda uma música nova, de um próximo álbum que aguardamos ansiosamente pelo seu lançamento.
Sempre agraciando os interlúdios musicais com um humor simpático (“Next I’ll be playing a new song, from my next album, or else my manager will not be happy”), quando Chasny toca (e canta), transmite uma sensação de calma, ternura, mas também com ligeiros picos de ansiedade (com os acordes certos), contrapondo com a sua voz etérea (mas também grave) e melancólica. Caso para dizer que Ben Chasny e o seu projeto Six Organs of Admittance, deu um concerto muito bonito e reconfortante, com um público dedicado e atento. De referir que este nome está em tour e estará no Festival Tremor, nos Açores, e depois passará por cidades europeias como Estocolmo, Berlim, Praga e Milão.
Setlist (gentilmente cedida pelo artista):
Drinking With Jack
Dust & Chimes Medley: Hollow Light Severed Sun > Black Needle Rhymes > Dancing Among the Waiting
Pilar
Wolves Pup > Bless Your Blood > With Teeth > Actaeon’s Fall
Hold But Let Go
Taken By Ascent
Jade Like Wine
Words for Two
Home > The Mission > Elk River
1000 Birds
Journey Through Sankuan Pass
Visions From IO > Shelter From The Ash
Light Of The Light
Roll The Stone
Fotografias de Rui Gato




















