Há um rio de Rock Subterrâneo (underground) de Odeceixe a Évora (com passagem em Portalegre) e há um poderoso achigã (Black Bass) que o sobe ao som do melhor garage, punk, pisque e space rock feito em Portugal. A boa nova chegou à Casa Capitão no passado sábado pelos 4 reis magos do Colectivo Pointlist!
E já só falta um mês para o início X edição do Festival Black Bass, uma das principais referências nacionais no que respeita à música independente! Em plena fase de mudanças internas – como a profissionalização dos serviços ou a mudança da sede para o Porto – a Pointlist teve a iniciativa de organizar três festas de Sul a Norte do país (Odeceixe, Lisboa e Porto) para o lançamento do cartaz do festival.
Fãs incondicionais do Festival, O Altamont não poderia faltar … até porque o anúncio seria feito ao som do Rock n’ Roll, cortesia do Colectivo Pointlist – a superbanda da promotora, que resultou de uma residência artística entre músicos de Fugly, Sunflowers, 800 Gondomar e El Señor e a artista plástica Cristina Viana. Com uma formação que se pretende fluída e vibrante, o Colectivo que subiu, no passado sábado, ao palco do Sótão da Casa Capitão foi constituído por Carlos de Jesus (Sunflowers, Faca/Cega – voz, guitarra e maquinaria), Fred Ferreira (Sunflowers, 800 Gondomar – baixo e voz), Vítor Silva (El Señor – bateria) e Pedro Feio (Fugly, Offtides, Evols – voz e guitarra).
Recorrendo a temas criados na referida residência e outros com pouco mais de 48 horas de existência, o quarteto deu-nos sobretudo largos e bons minutos de puro prazer sónico, pica felizmente desregrada e o evangelho da amizade! Mais do que canções de amigo, foi uma mega jam de amigos que pelo menos para este que vos escreve, fez eriçar os pêlos dos braços e sentir o enorme privilégio que é poder desfrutar do talento e da química destes quatro músicos. Garage, punk, space rock e psicadelismo servidos com requinte e muito balanço! Único! Se puderem, não deixem escapar … ainda em fase de promoção do Black Bass, o Colectivo voltará a tocar nos Maus Hábitos no próximo dia 16 de outubro.
Como acima referido, a noite serviu para apresentar o cartaz da X edição do Black Bass.
Nascido em 2014 e criado até ao presente na cidade de Évora, o festival estendeu-se a Portalegre em 2023. Este ano o achigã (i.e. black bass) começa a subir o rio do Rock independente da belíssima vila de Odeceixe!
Segue o programa das festas:
7 de novembro – Odeceixe
Bar do Toy
– Fuzz Castle
– A Blue Million Miles
– DJSet Kali
8 de novembro – Portalegre
CAEP
– Amijas
– Overdoses
– Gonkallo
– Cortada
Pátio da Casa
– DJSet Techorpsen
14 de novembro – Évora
Bota Rasa
– Feira de tatuagens e serigrafia
– DjSet Pointlist
SHE (Sociedade Harmonia Eborense)
– Oka
– Colectivo Pointlist
15 de novembro – Évora
Bota Rasa
– Feira de tatuagens e serigrafia
– DjSet Lava Gull + Turbo Tudor
SOIR JAA (Joaquim António de Aguiar)
– Offtides
– Lesma
– Yung Xalana
– MonchMonch
– bbb Hairdryer
– Sunflowers
– DJ Set Colectivo Pointlist
Texto e Fotografias: Rui Gato
















