Home, Before and After não ficará destacado na história da carreira da artista, mas não deixa de ser um agradável álbum para se ouvir que nos transporta para o mundo mais ou menos encantado de Regina Spektor.
Home, Before and After é o oitavo álbum de estúdio de Regina Spektor, lançado em Junho de 2022, pela Sire e Warner Records, tem a produção partilhada da própria Spektor e John Congleton (que colaborou com Sharon Van Etten e St. Vincent).
Quase 20 anos depois de Soviet Kitsch (um dos meus “all time favorites”) podemos dizer que as canções de Regina Spektor evoluíram musicalmente. Mas os temas abordados, esses, continuam os mesmos. A cantora e compositora é uma notável contadora de histórias, fazendo jus aos autores da sua terra natal, a Rússia. Versando sobre temas como a vida, a morte, as conexões e o amor, com a sua voz doce e ao mesmo tempo pujante. Na verdade, aquilo que encontramos nas canções não são mais do que pequenos romances, baseados no quotidiano e nas suas excentricidades.
A maior parte da sua vida foi passada nos EUA, e por isso o cenário para as suas canções é, muitas das vezes, Nova Iorque. Durante o álbum acabamos por acompanhá-la nas suas viagens pela cidade. Logo na primeira do álbum, “Becoming All Alone”, presenciamos um encontro casual com Deus onde Ele a convida para uma cerveja. Já não é primeira vez que Regina “encontra” Deus nas suas canções, mas a primeira em ela O questiona: “Why doesn’t it get better with time?”.
Apesar de fiel às suas raízes musicais de piano clássico, que continua a ser centro das suas canções, conseguimos encontrar neste disco uma aproximação diferente, com vários instrumentos e composições musicais complexas. De destacar a épica canção de quase 9 minutos, “Spacetime Fairytale”, uma faixa em que remete para o caos da nossa cabeça que se revê bem na música interpretada. Tanto ouvimos uma orquestra completa (como em muitas das faixas do disco), como encontramos uma vibração jazzística enquanto ouvimos em plano de fundo o som de sapateado. Apesar de todo este caos a segunda parte da canção transforma-a numa espécie de banda sonora de filmes clássicos da Disney.
Acredito que Home, Before and After não ficará destacado na história da carreira da artista, mas não deixa de ser um agradável álbum para se ouvir que nos transporta para o mundo mais ou menos encantado de Regina Spektor.