O galo é um animal não muito bem cotado nos dizeres populares, quase sempre associado a algo que não corre bem, que ficou aquém do esperado. Mas isso foi só até sexta-feira.
Na primeira edição dos Portuguese Festival Awards dizer “foi muito galo!” é falar de uma vitória expressiva; Álvaro Covões, que lidera a Everything is New, saiu da Aula Magna com seis galos, ou seja, seis prémios: um por ter sido escolhida pelo juri como Promotora do Ano e outros cinco para o festival que organiza, o Optimus Alive: Melhor Cartaz, Contribuição para o Turismo, Melhor Festival de Grande Dimensão, Melhor Festival Urbano e…. Melhores WC’s, o mais insólito dos prémios mas, digam de vossa justiça, quem não comenta a qualidade dos ditos em cada festival que vai? Ah pois é…!
Com mais que um galo foi também presenteado o Vodafone Paredes de Coura (Melhor Festival não Urbano e Melhor Campismo).
Ao longo da noite houve também música, em cinco momentos distintos, os mesmos que os nomeados para artista revelação; subiram ao palco, acompanhados pela West European Symphony Orchestra, Anarchicks, Samuel Úria, Memória de Peixe, Noiserv e DJ Ride, que fechou as actuações e regressou logo de seguida para levar o prémio.
Já o Melhor Cabeça de Cartaz foram os Arctic Monkeys, que actuaram em Julho, no festival Super Bock Super Rock. Foram escolhidos pelo público e ficaram à frente de Depeche Mode, Blur, Kings of Leon, Queens of the Stone Age e Green Day.
Os restantes prémios distinguiram o Optimus Primavera Sound (Contribuição para a Inovação em Produção); o Musa Cascais e o Salva a Terra (Festival Mais Sustentável); Fórmula P/CGD (Melhor Activação de Marca); Milhões de Festa (Melhor Festival de Pequena Dimensão); e Sumol Summer Fest (Melhor Festival de Média Dimensão).
“Nós que estamos nesta actividade, todos juntos, já trazemos mais estrangeiros a Portugal que o futebol, o que é uma grande vitória”, afirmava Álvaro Covões, enquanto segurava o sexto galo. Os primeiros prémios de reconhecimento da indústria já estão entregues.
(Fotos: Francisco Pereira)