Morrissey está prestes a regressar aos discos e, como não podia deixar de ser, já está envolvido em nova polémica. O temperamental vocalista dos imortais The Smiths anunciou que Low in High School será editado a 17 de Novembro, através da multinacional BMG por via da editora Etienne, recentemente criada pelo próprio músico.
Depois, chegou à internet uma imagem do que será alegadamente a capa do novo álbum, com um adolescente de machado na mão e um cartaz com a frase “Axe the Monarchy”. A polémica surgiu com as notícias de que a enorme retalhista britânica HMV se estaria a recusar a vender o disco nas suas lojas, pelo carácter ofensivo da capa. Entretanto, a cadeia já veio desmentir que haja um problema, o que não impediu várias pessoas próximas de Morrissey – há décadas um declarado inimigo da monarquia inglesa – de criticarem a postura da empresa. Na verdade, Morrissey nem sequer confirmou oficialmente que a imagem que tem circulado é a verdadeira capa do novo disco.
Este episódio surge na sequência de um outro, em que Morrissey acusou a mesma HMV de estar a boicotar as vendas da nova edição do clássico The Queen is Dead, dos Smiths, por limitar a sua compra a um vinil por cliente.
Low in High School sucede a World Peace is None of Your Business, de 2014, foi gravado em Paris e em Roma e tem na produção Joe Chiccarelli, que repete o papel já desempenhado no disco anterior.