Serfs Up! é um disco completo e bem conseguido, de sons ecléticos e estilo refrescante, e mostra bem que os Fat White Family encontraram o seu caminho.
O mais recente álbum de Fat White Family, Serfs Up!, um adaptação do tema de The Beach Boys “Surf’s Up”, é um excelente exemplo de que o punk está vivo e de saúde – e que o grupo também, depois de várias sessões de pancadaria entre eles, da dependência de drogas e álcool e da tendência para a provocação.
O coletivo britânico liderado pelos irmãos Lias e Nathan Saoudi apresenta o seu terceiro disco, depois de Champagne Holocaust (2013) e Songs for Our Mothers (2016) e o cartão de visita, a abrir, é logo a excelente “Feet”, escolhido, e bem, como single deste trabalho.
“Feet” é apenas o início daquilo que acaba por se revelar um álbum muito consistente e bem produzido. Oscilando entre temas mais agressivos e outros mais suaves, como “I Believe in Something Better”, que se segue no alinhamento, sentimos ao longo de todo o trabalho as influências do synthpop dos anos 80, com os sintetizadores, as guitarras bem sonoras e a produção cuidada e até um piscar de olho ao psicadélico em “When I Leave” e “Bobby’s Boyfriend”.
Tanto temos temas mais experimentais como “King’s Sunsets” e “Oh Sebastian” como êxitos imediatos e potenciais hinos como “Taste Good With Money”, o segundo single deste trabalho a chegar às rádios.
A banda cresceu: deixou de criar música agressivamente, transformou o som, mantendo o lado negro e de crítica tão característico do punk, com aquela sensação de urgência e de grito, mas há uma mistura mais eclética de sons, um entrecruzar de tendências, uma produção preparada para a pista de dança lado a lado com êxitos rock.
Este é um disco completo e bem conseguido, de sons ecléticos e estilo refrescante, e mostra bem que os Fat White Family encontraram o seu caminho – e que esse caminho é uma bonita evolução face aos trabalhos anteriores.