Entre 2014 e 2017, o realizador Ico Costa andou atrás de Alex Zhang Hungtai (Dirty Beaches), David Maranha, Gabriel Ferrandini, Júlia Reis e Pedro Sousa para documentar em primeiro plano algumas dezenas de concertos do quinteto de música exploratória intitulado Rahu – na mitologia hindu, “a cabeça cortada de um demónio responsável por engolir o sol e causar os eclipses”.
A partir desta aventura – e mito – nasceu BARULHO, ECLIPSE, experiência em formato documentário a estrear na Culturgest já este domingo às 19h (com segunda exibição na segunda-feira às 20h, no Cinema Ideal). Com o filme, diz o realizador, pretendeu-se captar a efervescente comunidade musical alternativa lisboeta, focando-se neste grupo de músicos e, em especial, num concerto do mesmo em Maio de 2016. É a partir da criação musical dessa noite que nasce a banda sonora do filme, sobreposta aos quatro anos de filmagens de concertos – na imagem o ponto de partida e no som o ponto de chegada.
Os bilhetes para ambas as exibições do filme, enquadradas na Competição Nacional do Doclisboa 2017, podem ser adquiridos na rede Ticketline ou nas salas onde o filme será exibido, tendo o custo de 4€. A programação do festival, bem como o preçário e eventuais descontos, pode ser consultado aqui.