Submarine, o mini disco da autoria do líder dos Arctic Monkeys, Alex Turner, é uma brisa suave e delicada nos ouvidos que contrabalança na perfeição com as guitarras mais ofensivas dos discos dos Monkeys, embora Turner já começasse a criar estes ambientes mais íntimos em Humbug e ainda mais especificamente neste último Suck It and See.
Composto por seis músicas, Submarine serve de banda sonora para o filme com mesmo nome, realizado por Richard Ayoade, o qual recomendo veemente, sobretudo para quem é fã da cinematografia de Wes Anderson. O filme conta a história de um adolescente de 15 anos durante um período conturbado da sua vida. Por um lado conhece o seu primeiro verdadeiro amor e, por outro, assiste ao ruir do casamento dos seus pais. Como fio condutor e ligando todas as partes do filme temos as músicas acústicas deste menino/senhor Alex Turner, que pode já ser considerado um dos melhores músicos da sua geração. Uma simbiose perfeita entre filme e música. Completamente recomendável.
PS: O garoto da capa não é o próprio Alex Turner. É o actor do filme que é bastante parecido com o músico de Sheffield por coincidência…