O novo EP de Orville Peck, o cowboy mais queer da música Country Folk, é um álbum de colaborações e duetos, com nomes como Willie Nelson, Elton John e Noah Cyrus. Mas a diversidade de sons e géneros não chega para o tornar interessante.
Orville Peck, um músico de Country Folk conhecido por usar máscaras com franjas, que permitem o seu anonimato, e cuja música é um estilo country/americana alternativo e subversivo, ficou genérico.
O EP Stampede Vol.1 é composto por 7 canções, todas elas feitas em colaboração e duetos com grandes nomes do Country como Willie Nelson, Allison Russell e Midland, ou do Pop como Elton John e Noah Cyrus. A mais interessante é logo a primeira: “Cowboys Are Frequently Secretly Fond of Each Other”, com Willie Nelson. Uma música de 1981, escrita por Ned Sublette e mais tarde regravada por Willie Nelson em 2006, expõe a nu os temas homoeróticos dos cowboys e o Country, como género musical. Uma excelente cover de Orville Peck, parece que a música foi escrita para/por ele, pela maneira como os temas se colam à imagem do músico.
As canções mais interessantes são a cover de “Saturday Night’s Alright (For Fighting)”, original de Elton John; “Chemical Sunset” com Allison Russel e “The Hurtin’ Kind” com Midland.
A “segunda parte” deste EP é onde a diversidade de géneros perde força. “Miénteme”, dueto com Bu Cuaron que tenta colar o Reggaeton com o Country, soa forçado e genérico. “How Far Will We Take It?” com a Noah Cyrus e “Conquer That Heart” com Nathaniel são fraquinhas.
Orville Peck disse à Revista Out que “It’s some of the most country songs I’ve ever done on this album and some of the least country songs I’ve ever done on this album.” É exactamente esse o problema com este EP: a sonoridade tão interessante que Peck nos habituou está perdida nestas 7 canções.
Stampede Vol.1 brilha quando se foca no Country Folk e perde quando se desvia para outros géneros, soando pouco inspirado. Volta, Orville!