Numa altura em que grande parte dos apoios culturais e empresariais são cortados, a tendência é para se encontrar outra maneira de obter recursos para se fazer as coisas. E assim surgem as plataformas de crowdfunding. Baseadas no financiamento colectivo, como o nome indica, estas plataformas têm como filosofia a obtenção de dinheiro sem intermediários nem valor fixo – é o público que paga e só paga o que quer.
Eis então que Joana e Mafalda, duas colegas de mestrado em Gestão Estratégica de Eventos, decidem pôr o que aprenderam à prova e criar uma plataforma de financiamento dedicada à música, em português e para portugueses. O projecto Nós Queremos! nasce do desejo de promover o trabalho de artistas nacionais e estrangeiros menos conhecidos, apelando à ajuda do público que os ouve. Seja apoio para a gravação de discos ou para a realização de concertos e digressões, os artistas podem apresentar o seu projecto ao site, cabendo ao público decidir se o apoia ou não. Além de contribuir monetariamente para a realização do projecto, quem o faz não fica de mãos a abanar: dependendo do valor oferecido, podem ser obtidas regalias como bilhetes mais baratos para concertos, hipótese de conhecer os artistas ou outros “prémios” relacionados.
A plataforma de financiamento portuguesa assenta ainda na crença da responsabilidade social como dever de cada um, revertendo assim, em todos os projectos, uma percentagem do valor obtido para uma instituição de solidariedade. Quem estiver interessado pode começar já a votar nos seus artistas favoritos, aqui. Em votação estão já artistas portugueses como Capicua e Memória de Peixe, estando nomes internacionais como Andrew Bird e Beck também na lista.
Mais informações sobre o envio de projectos aqui.