João Couto apresentou em Lisboa o seu espetáculo, “Canções sobre o Meu Carro e o Meu Quarto”, uma noite aconchegante tanto no palco como fora dele.
Provavelmente muitos que leem esta reportagem não conhecem o João, mas eu passo a apresentar. É um jovem cantautor de Gaia que começou as suas lides musicais em concursos televisivos de talentos. E em 2024, fará parte do Festival da Canção já que a sua canção foi uma das escolhidas entre os temas candidatos pela livre submissão.
João Couto lançou dois LPs, o primeiro de 2018, Carta Aberta, e o sucessor Boa Sorte (2021). Em 2023 lançou o seu espetáculo Canções sobre o Meu Carro e o Meu Quarto, segundo o próprio as suas canções versam normalmente sobre o seu carro ou o seu quarto daí o nome.
O jovem gaiense estreou-se com um concerto em nome próprio na cidade de Lisboa, no passado dia 17 de Novembro, no Auditório Carlos Paredes. A pequena sala em Benfica não se encontrava cheia, mas quem esteve presente fez com que esta fosse uma noite aconchegante. Arrisco-me a dizer que todas na sala sabiam as letras das canções e isso arrancou sorrisos de um tímido João, certamente de coração cheio pelo carinho do público.
Ouvimos temas conhecidos de ambos os trabalhos do artista (“Canção Só”, “Os Meus Amigos”, “Corolla, “Massa do Meio Dia”, entre outras), mas também algumas canções escritas por ele para outros artistas como Os Azeitonas (“As Notícias”), a banda Perpétua (“Pensa em Mim”) e até uma estreia (“Quinze Minutos”). João esteve sempre acompanhado à guitarra por Tonny Teixeira, mas o espetáculo contou com a participação especial de mais um artista, Joana Almeida, também ela com uma canção da autoria de João Couto interpretada em conjunto, “Meu Par”.
Algo conseguimos perceber neste concerto, o João Couto é já um excelente cantautor, e se neste momento ainda está na fase “promessa” daqui a uns anos estará junto aos que agora são as suas referencias, leram aqui primeiro.
No domingo, o João Couto termina a digressão do espetáculo “Canções Sobre o Meu Carro e o Meu Quarto” no Novo Ático Coliseu Porto Ageas, às 19h, com a convidada Mia Moura. Os bilhetes encontram-se à venda na Ticketline.
Fotografias: Beatriz Marques





