Apesar das cortinas recolhidas e das janelas abertas, o lotado aquário da ZdB pegou fogo aos primeiros acordes dos Hetta e só terá arrefecido muitas horas depois do zumbido final dos Gouge Away!
Perdoem-me o preâmbulo. Isso ou passem diretamente para o terceiro parágrafo. Uma das consequências de ter entrado na família Altamont foi a busca quase obsessiva de discos novos que possam surpreender os meus ouvidos e os dos meus colegas e ganhar o seu lugar nas listas do ano. Sim, é uma mania e há-de passar, mas até lá, deixem-me saborear a coisa, mesmo com alguns amargos de boca ou espinhas encravadas. Aliás, de 2024, já trazia duas bem grandes que, olhando agora para trás, deveriam ter entrado no o meu top 3: A Single Mother / A Single Woman / An Only Child dos bbb haidryer e Nobody Loves You More da Kim Deal. A minha única desculpa é terem sido editados numa altura em que o meu aparelho auditivo já estaria bastante empedernido e o cérebro saturado. É uma desculpa da treta, eu sei! Continuo a penitência.
Juro que fui verificar os meus apontamentos, mas do belo Deep Sage, nem sinal! Aliás, até há pouco mais de um mês, Gouge Away era apenas uma fantástica malha dos Pixies, desconhecendo por completo esta banda oriunda de Fort Lauderdale, Florida e qualquer dos seus três discos. Valeu-me a dica do mítico Francisco Fidalgo e a presença dos meus adorados Hetta no cartaz do concerto na ZdB, para valer uma rápida pesquisa ao som da banda e perceber o que andava a perder. Reconheço que será cromice minha, mas é engraçado a quantidade de pontos de ligação entre os meus (até agora) três discos maltratados de 2024: três magnéticas vozes femininas, a ligação (ainda que bastante diferente, eu sei) de Kim Deal e Gouge Away aos Pixies, e o casamento perfeito entre o Hardcore e o Indie sujo de raiz nos noventas de Deep Sage e A Single Mother / A Single Woman / An Only Child.
Ok. Chega de intros e sigamos diretamente para o que se passou na passada terça-feira na ZdB. Sem surpresa, a sala encheu e transpirou em bica logo na banda de abertura. Ooops, isto soa estranho. Abrir e aquecer serão verbos fraquinhos quando falados dos Hetta. Proponho antes explodir! Os Hetta são uma banda de explosão e, se tocarem antes de alguém, é bom que esse alguém tenha argumentos para manter a temperatura! Confesso que já estava com muitas saudades da avalanche sónica do quarteto do Montijo – outubro já foi há tanto tempo! Foi o meu quarto concerto da banda e a minha satisfação em vê-los e ouvi-los vai aumentando à velocidade que vou ficando sem superlativos para os descrever. No meio do êxtase provocado por malhões como “Ritalin Kid” e “Sugar Glass”, ia jurar que ouvimos, pelo menos, um tema novo! Percebi bem? Será desta que teremos um álbum dos Hetta! Espero bem que sim. Prometo que não o irei maltratar!
A hipnótica “Maybe Blue” apanhou as brasas deixadas pelos Hetta, e mesmo sem as cavalgantes teclas que podemos ouvir no disco, o sopro dos americanos trouxe a chama de volta ao braseiro da ZdB. De seguida, e como ainda não estavam satisfeitos, os Gouge Away lançaram para a fogueira duas acendalhas do Hardcore menos temperado de Burnt Sugar (o seu segundo álbum de 2018) – “Only Friend” e “Subtle Thrill”. A partir daí, a banda de Christina Michelle foi gerindo a temperatura da sala com diálogo entre as sonoridades mais elaboradas dos temas do seu último longa duração – de onde se destaca a frenética “idealized” e sobretudo a belíssima “Dallas” – com a crueza do seu predecessor e de algumas pérolas mais antigas, como o sugestivo “Uproar”.
À entrega de Christina é fabulosa, tanto na voz como na sua presença em palco – e fora dele – e ao ataque sónico liderado pela delirante e abrasiva guitarra de Mick Ford e por uma diabólica secção rítmica assente no constante lançamento de bombas de saturação distorcida pelo baixo de Tyler Forsythe e da cavalgada tremenda de Dylan Downey, o público respondeu com uma movimentação frenética e sem descanso.
Que noite brutal, e se é certo que os Gouge Away, demoraram a chegar ao meu radar, mais certo é que não o deixarão tão cedo!

























