O ITENERANCE Fest, volta para a sua segunda edição nos dias 16, 17 e 18 de Janeiro, no coração da cidade do Porto, passando por diversos espaços (Barracuda, Clube de Roque; Era uma vez no Porto; Ferro Bar e Oficina Cobalto).
Este festival tem o objetivo de dar oportunidades aos artistas nacionais independentes de norte a sul, descentralizando-os das suas regiões, contribuindo assim para um circuito fora do pico dos eventos de verão.
É uma época em que a oferta cultural se torna menos frequente, embora coincidentemente seja um ótimo momento para novos lançamentos.
Procura-se energizar e promover espaços seguros para atrair novos públicos e artistas a locais que anteriormente eram inacessíveis. Além de um festival, o ITENERANCE Fest é também uma plataforma de conversa, uma rede de ativistas e criativos. Tudo será feito para que este seja um espaço seguro para mulheres, minorias racializadas e pessoas LGBT+.
Um dos statements da organização é que pode haver mais diversidade e mais perspectivas, tanto no palco quanto na plateia. Pretendem lançar uma plataforma de solidariedade entre promotores e locais, bandas e DJs. Há muita competição neste mundo hostil, então este espaço é aberto por natureza e por necessidade.
“Acreditamos na solidariedade e, por isso, celebramos pessoas de todos os tipos, procurando conectá-las, promovê-las e romper as barreiras institucionais que impedem o acesso a posições de poder.”