O próximo dia 3 de Maio marca o início da residência das World Music Sessions no Santiago Alquimista com um programa seleccionado pelos Celeste/Mariposa em que actuam os Mundo Malamba, os Kalaka e o próprios Celeste/Mariposa com o seu Afro-Baile que irá animar a festa até às 4h.
Os Mundo Malamba são um quinteto que re-interpreta a sonoridade instrumental Angolana num registo que envolve sons tradicionais como o Semba, a Kazucuta e o Merengue. A banda apresenta uma sonoridade entre a libertação e o aconchego, com a potência instrumental da era analógica, pré-Kuduro, e é composta pelo compositor Mick Trovoada na percussão e voz, Carlos Sanches e Paulo Soares na guitarra e voz, Galiano Neto na percussão e voz e Francisco Xavier Fernandes na bateria.
Os Kalaka têm raíz cultural em Cabo Verde e são uma banda que funde o Funaná com outras influências como o Rock Psicadélico ou o Funk. São eles António Tavares no violão e voz, Renato Chantre no baixo, Ivan Gomes na guitarra eléctrica e Nirr Paris na bateria.
Os Celeste/Mariposa, responsáveis pela escolha dos artistas que integram este evento, encerram a noite com o Afro-Baile, uma performance baseada nos sons acústicos dos PALOP dos anos 60 até hoje que apresentam de forma contemporânea e exageradamente dançável.
Os Celeste/Mariposa são um grupo que trabalha a fundo para o fim da actual subalternidade cultural Portuguesa. E para isso, tem um plano que segue à risca.
“Naturalmente” influenciados pela cultura dos PALOP, muito presente na área da Grande Lisboa e parte integrante da cidade, querem ver a comunidade artística portuguesa mais dedicada a essa música e cultura já existentes por oposição a um deslumbre por todas as influências externas.
O Semba, Socopé, Funaná, Gumbé e Marrabenta podem ser apreciados nesta noite com duas bandas escolhidas pela sua qualidade assim como pela performance dos Celeste/Mariposa que prometem animar o Santiago Alquimista até de madrugada.
As World Music Sessions no Santiago Alquimista serão mensais e estão a cargo de Pedro Fidalgo, produtor e programador do Bacalhoeiro há 8 anos. Estas sessões representam um projecto mais ambicioso do que aquele que desenvolveu no Bacalhoeiro, especialmente dedicado às Músicas do Mundo e com o objectivo de trazer a esta sala nomes internacionais de referência.
Mais informações:
Sábado 3 de Maio | 22h00
Santiago Alquimista
Rua de Santiago 19, Lisboa
5€ – Bilhetes em pré-venda no Bacalhoeiro até dia 30 de Abril
Facebook Bacalhoeiro
Facebook Celeste Mariposa