O maior festival português de world music está de volta com novas confirmações. O Festival Músicas do Mundo (FMM) acaba de acrescentar seis nomes ao cartaz da sua 20ª edição. Yasmine Hamdan é o maior destaque neste novo grupo de artistas que se juntam a um cartaz que já conta com mais de 25 nomes.
A libanesa, que passou recentemente pelo Teatro da Trindade em Lisboa e, em 2015, pelo NOS Primavera Sound no Porto, leva ao público de Sines o seu mais recente disco, Al Jamilat (2017). Em 2013, a artista participou no filme Only Lovers Left Alive, do realizador de culto Jim Jarmusch.
Outras novas confirmações para o FMM incluem o grupo de rock turco Derya Y?ld?r?m & Grup ?im?ek ou o jazz de influência oriental de Yazz Ahmed. Além destes nomes, há um grande destaque para a música de matriz e influência árabe. Neste lote, encontram-se artistas como DuOud, TootArd e Ÿuma.
Com as mais recentes adições ao cartaz, a celebração dos 20 anos do FMM Sines começa a ganhar alguma dimensão. Em menos de dois meses, a lista de artistas confirmados inclui alguns nomes de peso, tais como Antibalas, Kimmo Pohjonen, Ladysmith Black Mambazo, Huun-Huur-Tu, Sons of Kemet ou ainda Moon Hooch. Pode conferir o cartaz completo aqui.
O FMM Sines decorre de 19 a 28 de julho de 2018 e comemora a sua 20ª edição. Como sempre, os concertos vão desenrolar-se entre Sines e Porto Covo, onde decorrem desde 1999. Segundo a organização – a Câmara Municipal de Sines – no FMM procura-se dar a descobrir “as músicas do mundo reais como são feitas e vividas no nosso tempo”. Com esse intuito, o festival já acolheu mais de 1 milhão de espectadores ao longo de cerca de 500 concertos, com músicos vindos de 100 regiões e países diferentes. Toumani Diabaté, Oumou Sangaré, Lee ‘Scratch’ Perry, Tinariwen ou Femi Kuti são apenas alguns dos artistas que já passaram pelo festival.