Começa já esta quinta feira a terceira edição do Talkfest.
Este é o único evento em Portugal dedicado inteiramente aos Festivais de Música e não tem parado de crescer, desde a primeira edição em 2012.
Este ano estão previstas mais de 50 horas de debate e conversa sobre os festivais, o seu futuro, a sustentabilidade, os desafios, os públicos.
O Talkfest’14 divide-se em cinco vertentes: conferências, seminários, apresentações profissionais, documentários e concertos.
Na categoria PRO – Apresentações Profissionais, destacamos a presença do Altamont – na 6a feira às 15h no Auditório 2 do ISEG, o Francisco Pereira vai representar-nos, num debate repartido com o Strobe e Festivais de Verão, em que nos apresentamos como “Uma Alternativa aos Media Convencionais””.
Nas conferências vão discursar personalidades nacionais e internacionais. Do estrangeiro vêm por exemplo os directores de festivais como o Green Man Festival ou Melt!, o director dos Festival Awards e o booker do festival de Glastonbury.
No contingente nacional, teremos oradores como o radialista Álvaro Costa, o mentor do MEO Out Jazz José Filipe Pinto, Raquel Laíns da promotora Let’s Start a Fire – e músicos como Noiserv, Capicua, Frankie Chavez ou Fernando Ribeiro.
Ao longo do Talkfest’14 vão ser exibidos documentários sobre festivais – de Coachella ao Boom Festival, de Glastonbury a Paredes de Coura.
Para terminar em beleza, no sábado dia 15, há concertos na Aula Magna, com nomes emergentes do panorama nacional: Los Waves, Brass Wires Orchestra, Octa Push, Dj Ride e Lionskin.
Os detalhes da programação estão aqui – e para melhor compreender do que trata o Talkfest, temos esta entrevista com os organizadores.
)