O Space Festival, o Festival itinerante de música experimental e improvisada, regressa aos locais fora do circuito tradicional de concertos, de 3 a 12 de Novembro.
No circuito de concertos/festivais algumas zonas do nosso país continuam a ser esquecidas, o objectivo do Space Festival é levar momentos de música experimental e improvisada a sete territórios de baixa densidade. Os concelhos de Montemor-o-Velho, Paredes de Coura, Caminha e Monção, Castelo de Paiva, Mondim de Basto e Lousada vão poder assistir, para além de concertos, a instalações, workshops, conversas e sessões de cinema.
O cartaz inclui vários nomes conhecidos do panorama da música a nível nacional, incluindo alguns que se apresentam em formações inéditas. A saber, Hedera4tet (quarteto de violinos composto por Carlos Zíngaro, David Magalhães Alves, Francisco Lima da Silva e Bernardo Aguiar), Expurgar: Derivas Sónicas e Espaciais (projeto de Dária Salgado, Sérgio Tavares e Nuno Trocado), Gonçalo Almeida (solo), Jorge Queijo Trio (onde se juntam ao percussionista João Mortágua e Olivia Pinto), Sublumia: Liquid Aesthesia (projeto de Henrique Fernandes, Jorge Quintela e João Ricardo) e ainda Luís Vicente Trio, grupo que se tem apresentado com frequência em grandes palcos internacionais (composto por Luís Vicente, Gonçalo Almeida e Pedro Melo Alves), Luís Fernandes (solo), Abi Feijó & Samuel Martins Coelho, Marta Zapparoli & Albrecht Loops, Luís Bittencourt & Gileno Santana, Nomad Nenúfar (Tom Maciel, Bernardo Tinoco, João Pereira), Cluster – Grupo Experimental de Matosinhos e Duo Guitolão (António Eustáquio e Carlos Barreto).
Todas as atividades são de entrada gratuita, à exceção dos espetáculos em espaços com sistemas de bilheteria próprios: Cine Teatro João Verde (BOL), Favo das Artes (Ticketline) e Centro Cultural de Paredes de Coura (compra no local).
Agenda:
- 3 a 5 Novembro – Montemor-o-Velho
- 6 Novembro – Lousada
- 7 Novembro – Castelo de Paiva
- 8 a 9 Novembro – Paredes de Coura
- 10 Novembro – Mondim de Basto
- 11 Novembro – Monção
- 12 Novembro – Caminha