Nunca vos aconteceu ouvir uma canção nova novinha e pensarem: como é que hoje, depois de tanta música que já se compôs na vida, ainda se fazem canções tão incríveis? Pois é, boa pergunta. A criatividade humana nunca deixa de me pasmar e a Arte (em todas as suas formas) é a expoente máxima da perfeição da natureza humana. Só que, no meio disto tudo, de vez em quando ouvimos histórias, litiganâncias, intrigas talvez, que uma certa canção afinal não é assim tão original.
Os Radiohead, por exemplo, acusaram Lana Del Rey de plágio de “Creep” quando esta lançou “Get Free”. Mas já os próprios Radiohead tinham sido postos em causa pelos The Hollies, por causa da mesma canção ser tão parecida com “The Air That I Breed”. Afinal, estas são 3 canções ou uma só?
Não nos cabe a nós julgar quem é o real merecedor de determinadas realezas mas a Playlist da Semana mostra alguns exemplos (uns mais conhecidos que outros) de certas similaridades. Ao princípio começamos com alguns exemplos de excertos de canções utilizadas noutras, os chamados samples, mas mais à frente fica um pouco mais confuso. Ainda assim, sejam canções copiadas, plagiadas ou apenas versões, muitas vezes não deixam de ser ótimas… músicas.