Pela primeira vez na história, as vendas de álbuns em vinil ultrapassaram as vendas em downloads digitais no Reino Unido. Os dados são da Entertainment Retailers Association (ERA) e revelam que na semana passada o vinil atingiu o valor de 2.4 m libras (cerca de 2.8 m euros) enquanto que os albuns em mp3 chegaram apenas aos 2.1 m libras (ou seja, cerca de 2.4 m euros).
Isto seria algo impensável e improvável até há pouco tempo pois no mesmo período do ano passado o vinil perdeu para o mp3 de forma significativa (1.2 m euros de vinil para 5.1 m euros em mp3). A ERA sugeriu que tal mudança nas preferências dos consumidores pode ser explicada com o aumento de popularidade do vinil como presente de Natal, a recente Black Friday nas lojas de discos e o aumento do número destas. No Reino Unido, grandes distribuidores do retalho como a Tesco ou Sainsbury vendem agora este tipo de albuns.
Por cá não existem ainda números que possam demonstrar se esta tendência também se verifica junto dos consumidores portugueses mas o aumento da popularidade do vinil tem sido significativa.