A 6 de Fevereiro, no Lx Factory, em Lisboa, a EDP, em parceria com a Everything Is New, lançou a Edição do EDP Live Bands 2017. A 4ª edição do concurso que teve início em 2014 prometendo auxiliar bandas amadoras a alcançar uma slot no Festival NOS Alive, oferecendo assim uma oportunidade de actuação num dos maiores eventos de música em Portugal, apresentou as novidades para o ano vigente.
Na continuação da premissa de captar novos talentos e dirigi-los ao estrelato, a EDP assume mais uma vez a entrada no universo musical como estratégia de comunicação. Desta vez, para além da parceria já firmada com a Everything Is New, erguem-se novos associados. A RTP e Antena 3 estão presentes no júri e na divulgação, tal como a FNAC e a Revista Sábado. A Sony Music continuará responsável pela edição do álbum.
A uma semana do lançamento da 2ª edição do concurso no Brasil que contou com mais de 1400 bandas inscritas, a EDP espera aumentar o número de bandas participantes em Portugal e manter a dinamização a nível internacional, levando os vencedores ao Mad Cool Festival em Madrid, abrindo as fronteiras às bandas emergentes. A única exigência da EDP é que sejam “bandas de garagem de todas as áreas musicais”. Quem englobou todos os requisitos e a preferência do público e do júri em 2016, foram os Them Flying Monkeys, banda que se define como “rock alternativo, feita nascer em Sintra (…) as suas canções espelham o contraste entre a atmosfera mais tensa e negra da cinzenta florestação sintrense e as melodias mais brilhantes e luminosas da maresia costeira (…)”. Traduzido significa que os Them Flying Monkeys são uma banda de Sintra que persegue a estética do rock psicadélico contemporâneo, nascido do movimento australiano encabeçado pelos Tame Impala. Podem vê-los ao vivo no dia 17 de Fevereiro, no Musicbox, em Lisboa, na apresentação do álbum editado pela Sony Music com data de lançamento para o próximo dia 10.
O EDP Live Bands estreou-se em 2014 com os Caelum’s Edge como vencedores, seguidos dos Cavaliers of Fun, em 2015 e os Them Flying Monkeys a erguer a taça em 2016.
A todos os que se sentem confiantes na certeza de saírem vencedores deste concurso, seguem as indicações e cronograma para consulta.
Regulamento do concurso em edplivebands.edp.pt
06/Fevereiro – Início das inscrições e votação
13/Março – Fim das Inscrições
24/Março – Fim da 1ª fase de votação
27/Março – Divulgação das bandas semifinalistas
28/Março – Início da 2ª fase de votação
14/Abril – Fim da 2ª fase de votação
17/Abril – Anúncio dos finalistas – 4ª edição EDP Live Bands
19/Maio – Final em concerto ao vivo
06 a 08 Julho – Actuação da banda vencedora no NOS Alive ‘17