É oficial. O Super Bock Super Rock voltou à cidade. Retornado do poeirento Meco – amado por uns, odiado por outros – o festival regressa em força para a metrópole. A realizar-se no Parque das Nações, onde já anteriormente teve lugar, o Super Bock Super Rock conta este ano com nomes imperdíveis, como aliás sempre tem feito.
Para simplificar e dar alguma ordem ao caos de um cartaz inteiro, deixamos em baixo as nossas sugestões para os três dias que durará a festa do rock.
Dia 16 (quinta-feira):
A descarga de energia começa às 18h35, no palco EDP, com os King Gizzard and the Lizard Wizard a darem tudo com o seu rock ora kraut ora psicadélico ora tudo misturado num cocktail increditável de estilos e ritmos. Às 19h15, há Duquesa no palco Antena 3 a espalhar folk-rock delicodoce. Pouco depois, de volta ao palco EDP, há Perfume Genius a apresentar o badalado Too Bright, do ano passado. The Vaccines são quem importa ver em primeiro lugar no palco Super Bock, às 20h25. Vale a pena ficar mais um tempinho por lá, já que Noel Gallagher (ex-Oasis) e os seus High Flying Birds pisam o mesmo palco às 21h50. Gala Drop vão voltar a espalhar magia tropical pelas 22h05, no palco Antena 3. Quarenta minutos depois, no palco EDP, é a vez de SBTRKT também fazer das suas boas electroniquices, no rescaldo de Wonder Where We Land, de 2014. Sting regressa a Portugal para o Super Bock Super Rock, com um concerto que estará certamente lotado no palco Super Bock, às 23h30. Depois disso, a festa faz-se no palco Carlsberg, com a sequência Toro y Moi (00h30), Mirror People (02h00) e Xinobi (03h00).
Dia 17 (sexta-feira):
O dia mais concorrido do festival será com certeza o segundo. A razão são os Blur. Esses tocam à uma da manhã no palco Super Bock, mas antes há muita fruta boa pra experimentar. Em primeiro lugar, Benjamin Clementine. Londrino de alma e coração, Clementine vem a Portugal apresentar o seu portento At Least For Now, lançado em Janeiro passado. O concerto terá lugar às 18h35, no palco EDP. No mesmo palco merecem os Kindness que todos fiquemos. Depois de World, You Need A Change Of Mind e Otherness, a banda regressa a Portugal depois de um sedutor concerto no Vodafone Mexefes, em Novembro de 2014. Não hã razões pra não os ouvir. Os surf-rockers nova-iorquinos The Drums são a banda seguinte, pelas 20h20, no palco Super Bock. Às 21h15 as imbatíveis Savages invadem o palco EDP com o seu pós-punk fortíssimo e inquieto, seguidas pelos Bombay Bicycle Club às 22h45. Uma hora antes, às 21h50, os colossos Jorge Palma & Sérgio Godinho juntam-se para um concerto especial. A ver, no palco Super Bock. No mesmo sítio, é imperativo permanecer – sentado ou de pé -, já que logo de seguida há dEUS (23h30) e os já mencionados Blur (01h00). O dia termina com Stereossauro (01h45) e Grammatik (03h00) no palco Carlsberg.
Dia 18 (sábado):
Chegamos, então, ao terceiro e último dia do 21º Super Bock Super Rock. O palco EDP abre os concertos do dia às 17h30 com o garage rock dos Modernos, projecto paralelo de membros dos Capitão Fausto, que promete pôr muitas cabeças a arder. A seguir, no mesmo palco, temos a cantautora Márcia que traz na bagagem quatro discos, destacando-se o mais recente Quarto Crescente. Além destes, há outros três concertos a ocorrer no palco EDP: Palma Violets (19h50), Unknown Mortal Orchestra (21h20) e Banda do Mar (22h50). Destes, importa destacar o dos Unknown Mortal Orchestra, cujas actuações explosivas já são bem conhecidas do público português – uma delas foi mesmo um dos melhores concertos do ano passado em solo português. No palco principal, temos o concerto de Rodrigo Amarante (20h20), que certamente dará um bonito espectáculo apresentando Cavalo, o seu álbum de estreia de 2013. Depois haverá lugar para a festa dos Crystal Fighters (21h50). Segue-se um dos concertos mais aguardados do festival: às 23h20, os FFS (Franz Ferdinand & Sparks) trazem ao palco Super Bock o homónimo de estreia desta colaboração. Por fim temos a actuação do último cabeça de cartaz desta edição do festival: às 01h00 é tempo de Florence + The Machine agraciarem o público português com as suas doces melodias pop, com um toque de rock, trazendo em destaque o último álbum How Big, How Blue, How Beautiful. No palco Carlsberg o final da noite (e de mais uma edição do Super Bock Super Rock) ficará a cargo do brasileiro Criolo (00h30), do rockuduro dos Throes + the Shine (02h00) e do afro-house de DJeff Afrozila (03h00).
Deixadas as sugestões, resta tirar as teimas nos próximos três dias, no parque das Nações. Como de costume, lá estaremos a cobrir o festival. Vemo-nos mais logo.