A playlist desta semana começa como deve: dançável, cheia de alma e inspirada em gigantes como os The Bar-Kays que entre as décadas de 60 e 80 ofereceram o que de melhor a música soul, o R&B e o funk têm.
O sol tem feito visitas cada vez mais longas, a felicidade da primavera paira pelo ar e esta playlist é um “piscar de olhos” à celebração das pequenas vitórias, do riso e da partilha de umas cervejas com amigos num mundo gradualmente mais desconfinado.
“It’s been said many times, at many places that freedom is the road seldom travelled by the multitude. We would like to invite each of you to come and go with us and perhaps you will see a side of life that you’ve never seen before.”, convidava Harvey Henderson, um dos saxofonistas da banda, no início do concerto solidário de 72 Wattstax, em Los Angeles. Infelizmente, e como não nos podemos teletransportar para lá, a única exigência é que sintam estas palavras e se deixem levar pela cadência musical arrebatadora destes funky e icónicos músicos norte-americanos e de alguns dos temas desta playlist.
Se tal como eu se revêem na libertação pela música então ergam os braços, de punhos bem fechados a apontar para o céu, soltem os pezinhos dançantes e gritem aos trovões “Im the son of a bad…”. O outfit é irrepreensível: vestem fatos brancos, calças à boca de sino, coletes, usam perucas, purpurinas, mil colares e a cada passo no palco deixam um rasto de chamas. São os “The Bar-Kays” a contagiar milhares de pessoas no estádio “Los Angeles Memorial Coliseum ” com os ritmos frenéticos e contagiantes da Soul e da sua “prima mais underground e alternativa” Northern Soul.
Desafio-vos a ter uma má semana depois deste início musical auspicioso, conseguir não abanar a anca e tirar da cabeça a expressão sussurrada e sentida lá no âmago “Son of Shaft”.