Falta menos de uma semana para a maior cerimónia da sétima arte. Já entregues os Grammys todos que havia para entregar e como um filme, normalmente, não se faz só de imagem, há ainda dois grandes prémios musicais por atribuir. Inserindo-se num campo musical menos popular, as bandas sonoras são muitas vezes uma parte vital do Cinema que se faz mundo fora, e estando as vencedoras da corrida pela grafonola dourada já anunciadas, restam apenas anunciar as do grande prémio verdadeiramente ligado à arte a que as ditas assistem: os Óscares.
Este ano, na categoria de Melhor Banda Sonora Original, há dois candidatos – que são, na verdade, um só – familiares de todos nós. Os canadianos Arcade Fire e Owen Pallett juntaram-se para saírem da sua zona de conforto e darem música ao recente Her (também nomeado para várias outras categorias incluindo a de Melhor Filme).
Mas as nomeações musicais para a fábula de Spike Jonze não se ficam por aqui: para a categoria de Melhor Canção Original está ainda nomeada “The Moon Song”, de Karen O. A vocalista dos Yeah Yeah Yeahs fez um tema para o filme que já ganhou inúmeras versões alternativas – com Ezra Koenig dos Vampire Weekend e o próprio realizador do filme, por exemplo.
Como Karen O, para o prémio estão também nomeados os U2, com a canção “Ordinary Love” – do filme Mandela: Longo Caminho para a Liberdade – e Pharrell com “Happy” – do filme de animação Gru – O Maldisposto 2.
A cerimónia de entrega dos Óscares deste ano será dirigida por Ellen Degeneres, conhecida apresentadora americana. A lista completa de nomeados pode ser consultada aqui. Façam as vossas apostas e marquem já na agenda o próximo domingo à noite (e a madrugada de segunda-feira).