Não sendo um género musical tão habitualmente abordado aqui no Altamont, o jazz é apreciado por vários dos nossos escritas. Fã devoto me confesso desde já. Já dizia “o outro” que é um bocadinho o espelho da vida: é bem melhor quando se improvisa e se vai sem medo à descoberta.
Para contrariar a ideia de que é um género estanque, que não se renovou e que está débil em produções de qualidade — mas também para contrariar a ideia de que apenas na mistura do jazz com outras estéticas existe valor —, a nossa playlist esta semana é sobre novo jazz. E, é claro, sobre aquele que consideramos o melhor jazz novo que se tem ouvido por estes dias.
Em altura de encerramento de mais uma edição do Jazz em Agosto — festival da Gulbenkian que continua a programar concertos de qualidade anos após ano —, fizemos uma playlist que arranca com a banda que abriu esta edição (Irreversible Entanglements) e viajamos por um total de 37 temas, que fazem parte de 37 discos saídos entre este ano e o ano passado (2021) e que muito apreciámos.