Sempre fui um fã dos Pearl Jam, mas nos últimos (largos) anos confesso que achei os seus álbuns obviamente competentes, mas pouco entusiasmantes. Tudo mudou com este Lightning Bolt, na minha opinião o melhor disco da banda de Seattle desde Binaural (2000).
Este décimo álbum de originais é muito equilibrado, apresentando, por um lado, momentos de grande energia, com guitarradas furiosas, e outros de maior tranquilidade, permitindo perceber melhor as belas letras que Eddie Vedder continua a fazer (em conjunto com o guitarrista Mike McCready) e, claro, a sua voz límpida e grave. A canção “Sirens” mistura é uma mistura desses dois mundos, pois é uma balada que termina em grande aceleração.
Parece mentira, mas já passaram 22 anos sob o lançamento de Ten, o primeiro e mais marcante álbum dos Pearl Jam. E sejamos justos, não faz sentido continuarmos a comparar todos os discos que a banda tem produzido com esse de estreia, até porque o “grunge” há muito que já lá vai…
Com a maioria dos seus membros quase a chegar aos 50 anos, os Pearl Jam estão mais vivos do que nunca e agora aguardamos pela sua passagem por Portugal, que poderá acontecer em 2014, na sua tournée mundial, até porque Eddie Vedder não consegue passar muito tempo sem fazer surf na Ericeira…