Se 2016 foi um ano duro – é impossível ignorar a morte de génios da música, a incerteza política que afecta a Europa e o Mundo, a dificuldade, enfim, em dar passos em diante ao invés de recuar – foi também, por outro lado, um ano bom para a música, produtivo no que toca a novos lançamentos, que evidenciaram que há qualidade a brotar dos mais variados géneros musicais.
No meio de tudo isto, e talvez paradoxalmente (embora não surpreendentemente), parece que a genialidade é afinal mais rara do que se julgava, não faltando álbums que, aclamados no primeiro e segundo trimestre, estão já arredados da memória. Em alguns casos, as pilhas foram mais curtas do que o costume e o hype caiu em saco roto.
O tempo tratará de trazer avaliações mais justas da qualidade dos trabalhos editados em 2016. Por cá, Altamont, escolhemos os melhores discos do ano – e apresentamos-vos agora uma playlist com 100 canções de 2016 que mostram parte do melhor que se fez este ano nesta indústria, do hip-hop ao soul & R&B, do indie-rock ao fado e à música electrónica, e da folk ao blues, por exemplo.
Começa com Nick Cave e acaba, propositadamente, com Leonard Cohen. Pelo meio, uma longa viagem que esperemos que vos seja aprazível. Coloquem os phones e deixem-se conduzir ao som da música – pode ser que se surpreendam com algumas das nossas escolhas.