Canção do dia

“Ladies and Gentlemen We Are Floating in Space” – Spiritualized

Dia 8 de novembro. Noite das eleições americanas. Mas isso tinha que esperar umas horas, porque antes disso havia concerto de Spiritualized no Barbican (com coro gospel!). E não é que, pela primeira vez na nossa curta mas intensa experiência com os serviços ferroviários ingleses, o raio dos comboios para Londres foram cancelados?

20 minutos atrasados, mas lá conseguimos chegar à sala de espectáculos. Esses 20 minutos de atraso custaram-nos as três primeiras canções do Ladies and Gentleman We Are Floating in Space, das quais a primeiríssima é a faixa homónima.

Quando saímos, chovia torrencialmente e o comboio que habitualmente demora uma hora a chegar ao destino, naquele dia demorou cinco. Às cinco da manhã, depois de atravessar uma chuva torrencial e um frio de rachar, descobrimos pela televisão à entrada da residência que os votos contados até à altura davam vitória a Trump. Fui dormir na certeza de que quando acordasse o resultado teria sido invertido. Um mundo com uma dádiva tão grande como o grande concerto a que tínhamos assistido na noite anterior não podia acordar tão feio no dia seguinte. Mas acordou. E eu não ouvi a melhor música do álbum ao vivo.

Felizmente posso ouvi-la quando quiser e flutuar no espaço quando este mundo fica feio demais.