“…for all of my peoples, negroes and latinos / And even the gringos” aparece coisa de dois ou três versos introdutórios (fora o eloquente e onomatopeico “Booka–booka–booka (…) booka” inicial), e tende a marcar o tom e a pontuar a marcha por através toda “Mathematics”. Logo de início, argumento logo premente no prólogo de Mos Def, a faixa sugere inclusão. Toda a gente, venha toda a gente, até os gringos. Seja Mos Def britânico, que importa? Toda a raça é híbrida. “It’s simple mathematics.”
Curiosamente, o calculismo estereotipicamente atribuído ao arquipélago britânico — e.g., o pertinente testemunho de Carlos Alomar, guitarrista de David Bowie na trilogia de Berlim, que vem reiterar o carácter fugidio do funk e do groove na composição artística de Thin White Duke, e dessa maneira reiterando também o cliché flowless do artista britânico comum — parece, agora esse mesmo, fugidio em Mos Def. A expectativa era precisamente essa: um hip-hop invernal, metálico, pautado pela elegância desengonçada do british accent; resulta, pelo contrário, num produto o menos possível pitoresco, o menos possível idiossincrático. “Mathematics” personifica “all of my peoples”, em referência ao verso acima transcrito: os negros, os latinos (até os americanos, num jogo retórico curioso). A virtude de Black on Both Sides reside nesse desapego ao estereótipo, nessa agregação do calor orgânico da Costa Este de Biggie com a intervenção religiosa e pretensamente humanizadora da Costa Este de Tupac com a espontaneidade latina (seja isso o que isso for) de Cypress Hill. É um esforço de universalização e um amenizar da diferença; não é tolerante, porquanto Mos Def, neste hibridismo evidente, mantém-se gingão, mantém-se bubbly q.b. — não esquecer a colaboração com Damon Albarn em Plastic Beach, de Gorillaz, competente ilustração da postura do rapper —, e nesse aspecto é prepotente perante a sua própria premissa: essa de ser já 1999, já pós-Biggie, já pós-Tupac, já longe de Illmatic, e, a seu estilo, essa de ser uma larga homenagem ao 90s core do hip-hop.